Mesmo ainda em fase de testes, as câmeras de reconhecimento facial instaladas no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano do Sul flagraram um procurado pela Justiça caminhando pelas ruas da região central da cidade e emitiram alerta à GCM (Guarda Civil Municipal), que prendeu o homem.
O alerta foi emitido na tarde de sexta-feira (27/6) assim que o indivíduo passou a pé pelo cruzamento das ruas Rio Grande do Sul com Carlos de Campos, área comercial bastante movimentada. Imediatamente uma equipe da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) foi ao local, prendeu o homem e o conduziu à Delegacia Sede – onde ele ficará à disposição da Justiça.
“Ainda em fase de testes, nosso sistema de reconhecimento facial já mostrou sua força: o Smart Sanca identificou um procurado da justiça nas ruas de São Caetano e, com rapidez, nossas forças de segurança realizaram a prisão. É tecnologia de ponta a serviço da proteção da nossa gente. Seguimos firmes investindo em inteligência, inovação e segurança para nossas famílias”, disse o prefeito Tite Campanella.
São Caetano é a primeira cidade do Grande ABC a adotar a tecnologia de reconhecimento facial em seu sistema de monitoramento e o flagrante do foragido ocorreu no período final de testes. O homem tinha seu mandado de segurança em aberto cadastrado no Muralha Paulista, banco de dados do Estado de São Paulo e que abastece o CGE de informações. A precisão das câmeras, acima de 97%, permitiu identificar o homem mesmo com ele utilizando um boné.
A ferramenta de reconhecimento facial abarcada no CGE será um dos componentes do Smart Sanca, que será justamente a evolução da atual central de monitoramento de São Caetano. Além da identificação facial, o Smart Sanca terá câmeras e sistema de leitura de placas de veículos, conexão com os chamados do SAMU (Serviço Atendimento Móvel de Urgência) e também da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), como acidentes de trânsito.