Últimas notícias

Reprogramação cerebral que previne dores: fisioterapeuta neurocientista lança Guia Prático da Postura


Em curso online, Juliana Thomé dá dicas posturais para evitar dores durante atividades cotidianas, como dirigir e lavar louça
Com pequenos ajustes diários e exercícios rápidos, é possível “reprogramar” o cérebro para prevenir dores. É o que ensina a fisioterapeuta, mestre em Neurociências, Juliana Thomé, no Guia Prático da Postura, lançado nesta quinta-feira, 24 de abril de 2025, em São Bernardo do Campo, com um workshop gratuito para profissionais com trabalhos administrativos.

Com o lançamento do curso, Juliana tem como objetivo democratizar o conhecimento científico e traduzir conceitos em dicas de como manter uma postura saudável durante as atividades do dia a dia. A proposta é reprogramar o cérebro para evitar dores e desconfortos ao realizar os movimentos comuns utilizados para trabalhar, dirigir, limpar a casa e dormir, por exemplo. Com linguagem simples e acessível, o curso vai além do senso comum, respaldado por 10 anos de experiência clínica de Juliana Thomé e em estudos da neurociência.

O Guia não traz um protocolo fixo de tratamento, mas orientações que “reprogramam o cérebro” para automatizar a melhor postura e o movimento correto em cada atividade, independentemente do estilo de vida. Além disso, o curso oferece treinos práticos para fortalecer a musculatura necessária à manutenção de uma boa postura e inclui meditação guiada para auxiliar na consciência corporal.

“Meu objetivo com este curso é descomplicar a ciência e mostrar para a população que não é normal viver com dor nas costas, no ombro, nos joelhos e no quadril. Muita gente pensa que um dia cheio de atividades significa necessariamente dores nas articulações e tensão nos ombros, investindo em atividades de alto custo para tentar relaxar os músculos doloridos, sem sucesso. O que eu ensino é que com um baixo investimento, exercícios em casa e pequenos ajustes, é possível levar uma vida sem dores causadas por uma postura equivocada”, afirma Juliana Thomé.

Dicas para o trabalho em escritório
Durante o lançamento do curso Guia Prático da Postura, a Clínica Calen, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, promoveu um workshop gratuito para profissionais que atuam com o uso de computadores e celulares, tanto em home office quanto em escritórios. Na ocasião, compartilhou algumas das principais dicas com os participantes.

Computador
Não tente ajustar a postura da coluna colocando as costas mais para trás ou para frente. Em vez disso, comece encaixando a pelve na cadeira de forma confortável e depois acomodar-se no encosto
Use pequenas almofadas para se posicionar na cadeira
Mantenha o tronco próximo à mesa, evitando deixar a cadeira longe da mesa. Para isso, opte por uma cadeira em que o braço entre debaixo da escrivaninha
Deixe tudo o que você mais usa no centro da mesa: caderno, caneta, garrafinha de água, entre outros objetos. Assim, você evita inclinar o tronco o tempo todo
Quando precisar, vire a cadeira toda em vez de girar a cervical e o tronco
Sempre fique de frente para o computador e ajuste a posição da tela de forma confortável
Celular
Se for usar o smartphone por muito tempo, sente-se e use uma almofada para apoiar os braços e não se cansar
Segure o celular com as duas mãos e use os dois polegares para digitar
Varie a forma de digitar usando o dedo indicador para descansar o polegar
Opte por usar recursos de voz
Direcione o olhar para o celular em vez de abaixar a cabeça
Sobre Juliana Thomé
Juliana Thomé é mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo, formada em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduada em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
É CEO da Clínica Calen, professora e criadora de cursos livres de extensão para fisioterapeutas e idealizadora do Guia Prático da Postura, um curso voltado para quem busca aprender a se movimentar de forma saudável, corrigir vícios posturais e adotar hábitos que transformam o dia a dia, auxiliando a prevenir e melhorar dores.
No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi supervisora da Liga de Reeducação Funcional da Postura e do Movimento e supervisora responsável pelos ambulatórios de Neurologia, Reumatologia, Esporte, Urofuncional e Gastroenterologia dos cursos de especialização em fisioterapia. Supervisionou atividades acadêmicas vinculadas aos seus ambulatórios e aos cursos de Reeducação Funcional da Postura e Movimento, Gerontologia e Saúde da Mulher.

Sobre a Calen
Idealizada e fundada pelo casal Fabio Clins e Juliana Thomé, a Clínica Calen é um espaço dedicado ao tratamento integrativo e humanizado de dores físicas e emocionais, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Com uma abordagem inovadora, a clínica trata o paciente de uma forma completa, oferecendo um plano terapêutico personalizado para promover resultados mais eficazes e duradouros, com foco na qualidade de vida.
Na Clínica Calen, o paciente chega com um sintoma e passa por uma verdadeira jornada de cuidados que integra aspectos físicos e emocionais, para o tratamento das causas das dores e desconfortos. Uma equipe multidisciplinar especializada oferece cuidados em diversas áreas, como variadas especialidades de fisioterapia, reeducação funcional da postura e do movimento, psicanálise, nutrição e outras terapias integrativas.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

27º BPM/M EM NÚMEROS – JANEIRO A JUNHO DE 2025

A atuação firme e incansável dos policiais militares do 27º Batalhão de...

Operação da Polícia Civil prende 7 e desarticula quadrilha de tráfico de drogas

  Equipes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão em Pindamonhangaba Após...

Denarc descobre centros de distribuição de drogas do crime organizado em Paraisópolis

  Locais possuíam máquinas e insumos para o preparo dos entorpecentes, além...

PM Rodoviária encontra 1,3 tonelada de maconha escondida em carga de carreta no interior de SP

  Motorista foi preso em flagrante pelo transporte da droga Nesta sexta-feira...