Solenidade no Anfiteatro Municipal marcou início da Semana “Sem Barreiras”, com programação até 27 de setembro em diversos espaços da cidade
A Prefeitura de Ribeirão Pires deu início, neste sábado (20), no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, ao 1º Festival Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência. O evento contou com ato solene de abertura, a posse do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEFI) e apresentações culturais da Companhia de Dança Inclusiva Arte para Todos e da Associação Tornar a Brotar.
“Este festival representa um passo fundamental na construção de uma cidade mais justa e acessível. Ribeirão Pires tem orgulho de abrir espaço para que artistas com deficiência possam mostrar seus talentos, inspirar a sociedade e fortalecer a luta por inclusão e respeito”, comentou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Promovido pela Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, o festival acontece até o próximo sábado, 27 de setembro, em diferentes locais da cidade, dentro da programação da Semana Municipal “Sem Barreiras”, instituída pela Lei nº 6.685/2021. A iniciativa coincide com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e tem como propósito valorizar e dar visibilidade às produções artísticas de pessoas com deficiência, além de ampliar a acessibilidade comunicacional com intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas.
“A Semana Sem Barreiras é resultado de muito trabalho coletivo. O festival e a posse do CONDEFI reafirmam o compromisso da cidade em promover políticas públicas consistentes e dar visibilidade ao protagonismo das pessoas com deficiência. Mais do que uma programação cultural, este é um movimento pela cidadania e pelos direitos”, disse o Secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.
O Festival reúne diferentes linguagens artísticas, como teatro, música, dança e literatura, reforçando o compromisso do município com a inclusão e a democratização da cultura.
CONDEFI – Durante a solenidade, foram empossados os novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Representando a sociedade civil e instituições, tomaram posse Leia Brandão de Souza, Bianca Lucena Cassiano, Romilda Correa de Oliveira e Elvira Francisca Saraiva dos Santos, além de Andreia Coutinho da Silva e Reinaldo de Souza Cruz pelo Instituto Projeto Reinar; André Moscatelli e Lucas Prates Bernardi pela Associação Desportiva e Cultural Pérola da Serra; e Ana Caroline Bittencourt Querriquelli e Marcos Vinícius Fontes pela OAB – subseção Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra.
Já os representantes do poder público empossados foram Vilma Ferreira Maravelli (Saúde e Higiene), Priscilla Cristine Martinho de Oliveira (SEJEL), Valquiria dos Santos Mendes Servilha (Educação), Rosiane da Silva Santos (Assuntos Jurídicos), Maria Aparecida Bortolato da Silva (Cultura), Maria José Adriano Silva (Clima, Meio Ambiente e Habitação) e Elisangela dos Santos Moura (Assistência, Participação e Inclusão Social).
“Fazer parte do Conselho é uma oportunidade de contribuir na construção de políticas públicas para quem mais precisa, proporcionando mais qualidade de vida para os PcDs”, comentou Reinaldo Cruz, presidente do Instituto Reinar, fundado oficialmente desde 2020 e que já auxiliou mais de mil pessoas em diversos Estados do Brasil com empréstimo de camas hospitalares, cadeiras de rodas entre outros itens.