Ribeirão Pires

Ribeirão Pires destaca a programação cultural da quarta edição da Feira Literária (FLIRP)

Consolidada no calendário literário da região, a FLIRP já atraiu 38 mil visitantes em três edições e retorna neste ano com ampla programação gratuita

Nos dias 20 e 21 de setembro, das 13h às 19h, Ribeirão Pires realiza a quarta edição da FLIRP – Festa Literária, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro). A homenageada de edição será a escritora Cecília Meireles, em evento com curadoria da autora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti. A programação reúne literatura, música, dança, teatro, artes visuais, intervenções da EMARP e do SESC, além de exposição pedagógica com trabalhos de alunos da rede municipal.

As mesas literárias também fazem parte da programação e têm como objetivo refletir sobre a obra de Cecília Meireles e debater temas contemporâneos da literatura, das artes e da presença feminina no cenário cultural brasileiro.

No sábado (20), a abertura será às 13h com a coreografia A Bailarina (EMARP), seguida de apresentações de alunos do Colégio Clarassoti e do Colégio Pomar. Às 15h, o Coral Juvenil da EMARP sobe ao palco e às 17h será apresentado o espetáculo Os Caçadores de Borbolivros (Cia Navega Jangada/SESC). O encerramento será às 19h, com o workshop LiteraRua. Durante a tarde haverá oficinas, vivências e apresentações itinerantes, incluindo a Oficina de Criação de Narrativas (SESC).

No domingo (21), a programação começa às 13h com canto e flauta do Colégio Pomar e apresentações do Colégio Clarassoti. Às 14h, professores da EMARP apresentam Canções Brasileiras, seguidos por alunos da Escola Estadual Felício Laurito. O Coral Infantil da EMARP se apresenta às 15h e, às 17h, o espetáculo Os Caçadores de Borbolivros retorna ao palco. O evento se encerra às 19h, com o Sarau Nação Hip Hop SP. Durante o dia, também haverá a Pernacoteca – A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas (SESC), oficinas de narrativas, leituras de poemas e vivências com alunos do Colégio Pomar.

Neste ano, a FLIRP contará com 20 editoras, entre elas Sextante, Companhia das Letras e Gato Amarelo, além de mais de 40 autores independentes com lançamentos em cafés e espaços culturais da cidade. Entre os títulos confirmados estão Rafaella Aventureira – O Mistério da Fazenda, de Luiz Álvaro Wien, As Belezas do Reino Encantado de Ribeirão Pires, de Rafael Marques, e Corpo in-sano, de Valéria Aveiro.

O público também poderá visitar a tradicional Feira de Artesanato da Rua Domingos Morgado, aproveitar o comércio e a gastronomia local e desfrutar do parque de diversões, em formato que retoma o espírito do Festival do Chocolate, que completou 20 anos de história.

A entrada é solidária com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou ração para pets.

Artigos relacionados

Prefeitura de Ribeirão Pires recebe vagões históricos e materiais ferroviários da CPTM

Ação integra o projeto de revitalização de espaços públicos e incentiva atividades...

Campeonato de Futebol Amador- 2ª Divisão chega às quartas de final

Campeonato de Futebol Amador- 2ª Divisão chega às quartas de final G7...

Equipes de Segurança de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra trocam experiências sobre videomonitoramento

Secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil de Ribeirão Pires, Arlei...

Ribeirão Pires realiza eleição para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher

Votação acontece na próxima segunda-feira (15), das 16h às 20h, na Câmara...