Ribeirão Pires

Ribeirão Pires destaca a programação cultural da quarta edição da Feira Literária (FLIRP)

Consolidada no calendário literário da região, a FLIRP já atraiu 38 mil visitantes em três edições e retorna neste ano com ampla programação gratuita

Nos dias 20 e 21 de setembro, das 13h às 19h, Ribeirão Pires realiza a quarta edição da FLIRP – Festa Literária, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro). A homenageada de edição será a escritora Cecília Meireles, em evento com curadoria da autora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti. A programação reúne literatura, música, dança, teatro, artes visuais, intervenções da EMARP e do SESC, além de exposição pedagógica com trabalhos de alunos da rede municipal.

As mesas literárias também fazem parte da programação e têm como objetivo refletir sobre a obra de Cecília Meireles e debater temas contemporâneos da literatura, das artes e da presença feminina no cenário cultural brasileiro.

No sábado (20), a abertura será às 13h com a coreografia A Bailarina (EMARP), seguida de apresentações de alunos do Colégio Clarassoti e do Colégio Pomar. Às 15h, o Coral Juvenil da EMARP sobe ao palco e às 17h será apresentado o espetáculo Os Caçadores de Borbolivros (Cia Navega Jangada/SESC). O encerramento será às 19h, com o workshop LiteraRua. Durante a tarde haverá oficinas, vivências e apresentações itinerantes, incluindo a Oficina de Criação de Narrativas (SESC).

No domingo (21), a programação começa às 13h com canto e flauta do Colégio Pomar e apresentações do Colégio Clarassoti. Às 14h, professores da EMARP apresentam Canções Brasileiras, seguidos por alunos da Escola Estadual Felício Laurito. O Coral Infantil da EMARP se apresenta às 15h e, às 17h, o espetáculo Os Caçadores de Borbolivros retorna ao palco. O evento se encerra às 19h, com o Sarau Nação Hip Hop SP. Durante o dia, também haverá a Pernacoteca – A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas (SESC), oficinas de narrativas, leituras de poemas e vivências com alunos do Colégio Pomar.

Neste ano, a FLIRP contará com 20 editoras, entre elas Sextante, Companhia das Letras e Gato Amarelo, além de mais de 40 autores independentes com lançamentos em cafés e espaços culturais da cidade. Entre os títulos confirmados estão Rafaella Aventureira – O Mistério da Fazenda, de Luiz Álvaro Wien, As Belezas do Reino Encantado de Ribeirão Pires, de Rafael Marques, e Corpo in-sano, de Valéria Aveiro.

O público também poderá visitar a tradicional Feira de Artesanato da Rua Domingos Morgado, aproveitar o comércio e a gastronomia local e desfrutar do parque de diversões, em formato que retoma o espírito do Festival do Chocolate, que completou 20 anos de história.

A entrada é solidária com doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou ração para pets.

Artigos relacionados

Prefeitura de Ribeirão Pires recolheu mais de 778 toneladas de entulho irregular em outubro

Ações de zeladoria atenderam 32 bairros e incluíram recuperação de vias, capinação,...

26ª Mostra de Teatro de Ribeirão Pires movimenta a cena cultural até 16 de novembro

Evento organizado pelo Núcleo de Teatro Arquimedes Ribeiro da EMARP oferece apresentações...

Prefeitura de Ribeirão Pires promove curso gratuito de Gestão de Pequenos Negócios

Ação busca impulsionar o empreendedorismo e fortalecer a economia de Ribeirão Pires...