Ribeirão Pires

Ribeirão Pires é a primeira cidade do ABC a receber o Selo CAIXA Gestão Sustentável

Município conquistou a certificação no nível Cristal, alcançando 62 pontos na avaliação de indicadores ambientais, sociais, de governança e climáticos

A Prefeitura de Ribeirão Pires oficializou, nesta segunda-feira (1º), em ato solene, a conquista do Selo CAIXA Gestão Sustentável, reconhecimento que premia municípios com boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental e climática na administração pública. A cidade é a primeira do Grande ABC a receber a certificação, concedida pela Caixa Econômica Federal. A entrega ocorreu na sede do Executivo municipal.

“A certificação da Caixa é um reconhecimento importante de que Ribeirão Pires vem avançando com responsabilidade e planejamento. Mais do que um selo, esse resultado traduz o esforço coletivo da nossa gestão para promover desenvolvimento sustentável, qualidade de vida para a população e uma cidade preparada para o futuro”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Com 62 pontos nos indicadores avaliados, o município recebeu o selo no nível Cristal, segunda graduação da certificação. Para conceder o reconhecimento, a CAIXA analisa 21 indicadores distribuídos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climática. Os dados utilizados são coletados de fontes públicas, sistemas governamentais e não governamentais, além de informações autodeclaradas pela administração local.

“A entrega do Selo CAIXA Gestão Sustentável a Ribeirão Pires, primeiro município do ABC a conquistar essa certificação, é um marco para a região. Esse ato evidencia o compromisso da cidade com as melhores práticas de sustentabilidade e governança e inspira outras cidades a seguirem o mesmo caminho, especialmente em um ano tão significativo para o Brasil no cenário ambiental com a COP 30”, afirmou a superintendente de Rede no ABC da Caixa Econômica Federal, Maria Claudia Casselli.

Os municípios certificados com o selo têm benefícios diferenciados na contratação de produtos como o FINISA Verde e o FINISA Transformação Digital. A adesão ao programa é voluntária e o selo tem validade de dois anos.

Sobre o Selo CAIXA Gestão Sustentável – A iniciativa tem como objetivo apoiar os municípios na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os propósitos, estão o combate à pobreza, a proteção do meio ambiente e do clima, além da promoção da qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento urbano sustentável.

O reconhecimento concedido a Ribeirão Pires reforça o avanço da cidade em relação às metas globais da Agenda 2030. Recentemente, o município conquistou o segundo lugar entre as cidades da região do Grande ABC no ranking de cidades mais integradas aos ODS, segundo o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), divulgado em 13 de agosto. Ribeirão Pires saltou da 1.219ª para a 739ª posição nacional, elevando sua pontuação de 52,12 para 56,19 em apenas um ano.

Artigos relacionados

IMPRERP fecha 2025 com desempenho superior ao projetado

IMPRERP fecha 2025 com desempenho superior ao projetado G7 Notícias 13 Dezembro...

Ribeirão Pires terá arquibancada verde no Parque Luiz Carlos Grecco

Novo espaço de contemplação e cultura será entregue no início de 2026,...

Após 15 anos de dedicação, professor Rinaldo Pessolato encerra ciclo no CEU Quarta Divisão

Referência no futebol da região, treinador deixa a beira do gramado e...

Ribeirão Pires abre concurso público para ingresso na Guarda Civil Municipal

Ribeirão Pires abre concurso público para ingresso na Guarda Civil Municipal G7...