Ribeirão Pires

Ribeirão Pires homenageia expedicionários da Segunda Guerra e apadrinha blindado Guarani do Exército

Ação aconteceu no Paço Municipal da Estância e comemorou os 80 anos do fim da guerra na Europa

Na manhã desta quinta-feira (8), data que marca os 80 anos do Dia da Vitória na Europa — o fim oficial da Segunda Guerra Mundial no continente —, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou solenidade cívico-militar no Paço Municipal para homenagear os expedicionários da cidade que lutaram na Itália e, em um gesto simbólico, apadrinhou um Blindado Guarani do Exército Brasileiro, que agora carrega o nome da Estância.

A cerimônia foi organizada com o apoio da Loja Maçônica Fraternidade de Ribeirão Pires e contou com a participação de autoridades civis e militares; estudantes das escolas E.E. Dom José Gaspar, Colégio São José e Colégio Toth, além de representantes das Forças Armadas.

Durante a solenidade foram lembrados os nomes dos combatentes ribeirão-pirenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na campanha da Itália: Waldemar Cerezoli, Ricardo Oliveira, Artêmio Giachello, Carlos Marquez, João “Juquinha” de Morais, Santo Sachetti, Sebastião Rodrigues, Valdermar Ramalho e Wadhi Cury (1° Tenente). Seus feitos foram exaltados como símbolo de coragem, patriotismo e dedicação à pátria.

O ponto alto do evento foi o apadrinhamento de um blindado Guarani pelo município. O veículo militar, utilizado atualmente pelo Exército Brasileiro, passa a carregar o nome “Ribeirão Pires”, eternizando a contribuição da cidade para a história nacional.

Durante a cerimônia, o prefeito Guto Volpi destacou a importância de manter viva a memória dos heróis de guerra e a valorização do civismo entre as novas gerações.

“Eu, enquanto criança, tive a oportunidade de ter contato com essa história e sei o quanto isso marca nossa formação. Hoje, as crianças aqui presentes terão esse mesmo contato com os soldados, com o blindado, com a nossa história. Ribeirão Pires se orgulha de ver seu nome estampado em um blindado do Exército Brasileiro”, afirmou o prefeito.

Erino Siviero Junior, representante da Loja Maçônica, destacou o legado dos pracinhas e a importância de cultivar o respeito às Forças Armadas: “Esses homens defenderam com bravura nossa pátria em nome da liberdade. Suas histórias de coragem continuam a inspirar as futuras gerações, e cabe a nós manter essa memória viva com gratidão e respeito.”

Representando o Exército Brasileiro, o Coronel Leonardo Kuwabara do 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado — Regimento Raposo Tavares, de Osasco — lembrou a atuação dos 25 mil brasileiros que foram ao teatro de operações na Itália. O oficial destacou a ligação histórica do batalhão com as lutas pela soberania nacional, desde o período colonial até a Segunda Guerra.
“Hoje comemoramos não apenas a vitória dos Aliados, mas também o aniversário de 102 anos do nosso batalhão. É um orgulho para nós estarmos aqui e ver a cidade de Ribeirão Pires reconhecendo o valor dos seus expedicionários”, declarou.

Após a solenidade, uma roda de conversa foi promovida pela Loja Maçônica no Centro de Referência ao Idoso (CRI), fortalecendo a conexão entre gerações e a preservação da memória dos pracinhas.

13 large

Artigos relacionados

26ª Mostra de Teatro de Ribeirão Pires movimenta a cena cultural até 16 de novembro

Evento organizado pelo Núcleo de Teatro Arquimedes Ribeiro da EMARP oferece apresentações...

Prefeitura de Ribeirão Pires promove curso gratuito de Gestão de Pequenos Negócios

Ação busca impulsionar o empreendedorismo e fortalecer a economia de Ribeirão Pires...

Ribeirão Pires divulga 63 vagas de emprego do Atende Fácil para a próxima semana

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...