Ribeirão Pires

Ribeirão Pires instala cestos coletores drenantes em pontos estratégicos

Ação intersecretarial visa reforçar as políticas de zeladoria, meio ambiente e habitação, prevenindo alagamentos e protegendo o sistema de drenagem

A Prefeitura de Ribeirão Pires iniciou a instalação de cestos coletores drenantes em pontos estratégicos do município, em uma ação intersecretarial que envolve as pastas de Zeladoria Urbana, Clima, Meio Ambiente e Habitação. O projeto está em fase de testes e, nesta etapa inicial, contempla a entrada da Avenida Kaethe Richers, a rua Euclides da Cunha e o entorno da Vila do Doce, na rua Boa Vista.

Os cestos coletores drenantes são dispositivos que atuam como filtros, retendo resíduos sólidos como folhas, galhos e detritos, ao mesmo tempo em que permitem o escoamento adequado da água. Com capacidade para armazenar até 150 kg de material, os cestos foram escolhidos por sua eficiência na prevenção de entupimentos das redes pluviais, reduzindo o risco de alagamentos e promovendo mais eficiência nos serviços de limpeza urbana.

“Essa é mais uma medida importante para o fortalecimento das políticas públicas ambientais e de prevenção. Com o trabalho conjunto entre as secretarias, conseguimos ampliar o cuidado com a cidade e melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Guto Volpi.

A instalação está sendo realizada, prioritariamente, em áreas com maior incidência de acúmulo de resíduos e histórico de problemas relacionados ao escoamento de águas pluviais. Além de contribuir para a segurança e bem-estar da população, a ação também promove a preservação ambiental, impedindo que resíduos sejam levados para rios e córregos da cidade.

O secretário de Zeladoria Urbana, Nando Gianasi, explicou que a manutenção dos cestos será periódica: “Os equipamentos facilitam a limpeza, pois permitem a remoção rápida e segura dos resíduos acumulados, garantindo o funcionamento contínuo da rede de drenagem”.

Este é um projeto piloto, que será ampliado para outras localidades do município após a realização de uma avaliação sobre a eficiência das caixas instaladas nesta fase inicial. A expectativa é que a expansão contribua ainda mais para a prevenção de alagamentos e para a melhoria das condições ambientais da cidade.

Artigos relacionados

Pinacoteca de Ribeirão Pires destaca quatro mostras em cartaz em setembro

Com visitação gratuita, exposições reúnem cores, histórias e acessibilidade A Pinacoteca Municipal...

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires – 20 Anos reúne mais de 180 mil visitantes e movimenta R$ 12,8 milhões

Quatro finais de semana de evento celebraram duas décadas de história com...

Ribeirão Pires promove 1º Clássicos da Estância em setembro

Evento gratuito acontece no Parque Profº Luiz Carlos Grecco e promete reunir...

Ribeirão Pires entre as 25 melhores cidades do Brasil em qualidade da saúde

Município se destaca no Ranking da Competitividade dos Municípios 2025, avança oito...