Ribeirão Pires

Ribeirão Pires leva ao público obra interativa de artes visuais na Pinacoteca Municipal

“Exposição Fragmentos”, de Rafael Ski, propõe uma poética reflexão sobre identidade e efemeridade

Imagine sentar-se diante de um espelho digital, sentir o vento tocar a pele e ver, pouco a pouco, sua imagem se dissolver. Assim começa a experiência sensorial proposta por “Fragmentos”, exposição interativa do artista Rafael Ski, em cartaz até 31 de julho na Pinacoteca Municipal “Guilherme de Carvalho Dias”, em Ribeirão Pires.

Mais do que uma obra de arte visual, “Fragmentos” é um convite ao silêncio interior. Na tela, a imagem do visitante se desintegra em partículas digitais, que dançam ao sabor do vento até desaparecerem por completo — como poeira. A proposta é provocar um mergulho íntimo e delicado. “Transformo linguagens digitais em experiências sensíveis, que convidam o público a refletir sobre o ritmo da vida contemporânea e a presença do afeto”, contou o artista.

Natural de Juiz de Fora (MG) e atualmente radicado em São Paulo, Rafael Ski transita entre arte e tecnologia. É formado em Informática Industrial e em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também atuou como professor convidado. Autodidata em novas mídias desde 2010, já apresentou sua pesquisa em instituições e eventos no Brasil e no exterior, incluindo a Universidade de Nova York (NYU), campus Dubai.

A Pinacoteca Municipal é um espaço de difusão cultural mantido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura. O local vem se consolidando como polo de valorização das artes visuais no município, promovendo exposições, oficinas, ações formativas e o acesso da população a diferentes linguagens artísticas.

“Esta exposição é exemplo do quanto a arte pode emocionar, questionar e transformar. A Pinacoteca tem sido esse espaço de encontro entre artistas e comunidade, com obras que fazem pensar. Acreditamos que investir em arte visual é também investir em cidadania, educação e sensibilidade”, destacou o prefeito Guto Volpi.
A visitação é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Artigos relacionados

UPA Santa Luzia e Unidades de Saúde de Ribeirão Pires somam mais de 400 mil atendimentos no primeiro semestre

No balanço também apresentou números das especialidades, laboratório e novos serviços durante...

Cartilha de Acessibilidade orienta comércios de Ribeirão Pires sobre inclusão

Material está disponível para download gratuito no aplicativo Ribeirão Pires Digital A...

Ribeirão Pires avança no setor audiovisual com parceria oficial com a São Paulo State Film Commission

Secretária de Cultura, Rosí Ribeiro de Marco representou o município em reunião...

Ribeirão Pires realiza 15ª Marcha para Jesus neste sábado (19) com cantor PG e arrecadação solidária

Evento de fé e comunhão reunirá fiéis na Pista de Skate e...