Ribeirão Pires

Ribeirão Pires realiza 7ª Conferência das Cidades para debater justiça social e sustentabilidade

Evento reuniu população, especialistas e poder público para traçar propostas de desenvolvimento urbano democrático e inclusivo

A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou, nesta quarta-feira (11), a 7ª Conferência da Cidade, evento que reuniu representantes da sociedade civil, especialistas e gestores públicos para discutir os rumos do desenvolvimento urbano do município. O encontro aconteceu na Escola Municipal Carlos Rohm I, no Centro, e teve como tema central a construção de uma política urbana voltada para a inclusão, sustentabilidade, democracia e justiça social.

“A conferência proporcionou um espaço institucional de diálogo e escuta entre o poder público e a população, visando a formulação de propostas concretas que possam subsidiar políticas públicas locais”, destacou o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro. A atividade faz parte das diretrizes do Ministério das Cidades, funcionando como etapa preparatória para as conferências regionais, estaduais e nacionais.

A programação foi dividida em quatro eixos temáticos estratégicos: Cidades Sustentáveis – Saneamento Ambiental; Cidades Inclusivas – Pessoas com Deficiência (PCD); Justiça Social e Gestão Democrática – Direitos do Cidadão; e Cidades Inclusivas – Habitação de Interesse Social. Cada grupo abordou os principais desafios e possíveis soluções para uma cidade mais equitativa.

Os participantes foram convidados a contribuir com propostas, experiências e sugestões relacionadas a esses eixos. As discussões ocorreram em grupos temáticos, nos quais moradores compartilharam vivências cotidianas, apontaram lacunas na infraestrutura urbana e sugeriram políticas públicas para o curto, médio e longo prazos.

Durante a plenária final, representantes de cada eixo apresentaram as propostas debatidas em grupo. Algumas sugestões deverão ser encaminhadas aos conselhos municipais e poderão ser incorporadas em planos diretores, programas habitacionais e projetos de infraestrutura urbana.

Além da comunidade, o evento contou com a presença de técnicos da Prefeitura de Ribeirão Pires, lideranças comunitárias, conselheiros municipais e representantes de movimentos sociais. As propostas consolidadas durante o encontro farão parte de um relatório final, que será enviado ao Ministério das Cidades.

Artigos relacionados

26ª Mostra de Teatro de Ribeirão Pires movimenta a cena cultural até 16 de novembro

Evento organizado pelo Núcleo de Teatro Arquimedes Ribeiro da EMARP oferece apresentações...

Prefeitura de Ribeirão Pires promove curso gratuito de Gestão de Pequenos Negócios

Ação busca impulsionar o empreendedorismo e fortalecer a economia de Ribeirão Pires...

Ribeirão Pires divulga 63 vagas de emprego do Atende Fácil para a próxima semana

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

Prefeitura de Ribeirão Pires inicia fiscalização de trânsito com Escudo Digital

Videomonitoramento começa a operar na região central para coibir infrações e reforçar...