Evento apresentou pratos típicos e novidades gastronômicas; festa acontece nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, no Paço Municipal
Na noite desta terça-feira (7), a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu a degustação oficial da 3ª Festa Italiana Solidária, reunindo imprensa, autoridades e representantes de entidades participantes no saguão da Escola Municipal de Artes (EMARP). O encontro serviu como prévia do evento, que promete movimentar a cidade neste mês de outubro.
A degustação apresentou os pratos que estarão disponíveis durante a festa, preparados por 17 entidades sociais e comércios locais que participam desta edição. Entre as delícias estavam massas tradicionais como lasanha, nhoque, rondelli, ravioli e penne com polpetone, além de sobremesas típicas como cannoli, sfogliatella e chocolates artesanais. Outros pratos também chamaram atenção, como polenta com ragú de ossobuco defumado, lanche de panceta, fogazzas salgadas e doces, macarronada com frango e a clássica pizza.
O prefeito Guto Volpi destacou a importância do evento para a cidade. “A Festa Italiana já se tornou um marco no nosso calendário cultural. É muito bonito ver que um projeto que começou há poucos anos, já cresceu tanto e conquistou a cidade. A cada edição a festa traz novidades, movimenta a gastronomia, o comércio local e, ao mesmo tempo, ajuda a fortalecer projetos sociais. Esse formato aberto, no centro da cidade, transforma a Festa Italiana em um evento familiar, acessível, que já nasce com espírito de tradição e certamente vai crescer a cada ano”, afirmou.
Entre os participantes estão paróquias, associações culturais, instituições espíritas, clubes de serviço e grupos comunitários, cada um responsável por pratos específicos. A Paróquia Matriz São José, por exemplo, ficará com a tradicional tenda das fogazzas, enquanto o Rotary Clube de Ribeirão Pires trará o capeletti com molhos.
Neste ano, a festa ganhou ainda mais força com a adesão do comércio local, que levará ao público cardápios especiais inspirados na culinária italiana. Estabelecimentos como o Reunião dos Sabores, que apresentará o famoso macarrão na panela de queijo e caponata de berinjela, e o Empório Santa Fé, que trará tábuas de charcutaria e vinhos, ampliam as opções disponíveis no Paço Municipal.
Também haverá delícias como o ravioli de brie com mel da Defumados Soares, fogazzas da Bella Fogazza, sobremesas da Kopenhagen e chopp artesanal da Ribeirânia, mostrando que o evento vai muito além das tradicionais barracas comunitárias.
Além da gastronomia e da solidariedade, a Festa Italiana Solidária oferecerá uma programação cultural diversificada, com shows e apresentações artísticas para toda a família. O público poderá prestigiar o showman Fred Rovella, que promete animar os visitantes com seu repertório clássico e irreverente, além das performances da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, com apresentações de jazz, circo, palhaçaria e dança.
Estão previstas ainda apresentações de Falcon Acordeon, Delfina no violino e teatro com encenação de mafiosos. O encerramento, no dia 26 de outubro, ficará por conta da cantora italiana Mafalda Minnozzi, que promete emocionar com seu repertório de mais de 40 anos de carreira internacional.
O presidente da associação “Tornar a Brotar”, Alex Pereira também ressaltou a importância do evento para as entidades: “Para nós é muito bom, já o terceiro ano que nós estamos participando. Nos últimos dois anos foi uma forma de arrecadar para a entidade, para estruturar as salas, tanto de brinquedos como de equipamentos para as oficinas e ajudar também nas contas fixas. Então a festa italiana para nós, ela impulsiona um mês de trabalho em quatro dias. Então para nós ela auxilia muito financeiramente e na parte também de se divertir, de interagir com a cidade, é muito importante para nós” explicou.
Seguindo o modelo do tradicional Festival do Chocolate, que na última edição atraiu mais de 180 mil visitantes, a Festa Italiana Solidária também deve gerar impacto positivo para a economia local. Em suas duas primeiras edições, o evento reuniu cerca de 45 mil pessoas. Este ano, a expectativa é ainda maior.
A festa será realizada nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, no Paço Municipal, com entrada solidária voluntária de 1 quilo de alimento ou ração para cães. Aos sábados, o evento terá início às 16h, e aos domingos, a partir das 12h.