Municipalidade teve queda de 54,17% no furto de veículos e também reduções expressivas em roubos e outras práticas de furtos
Ribeirão Pires encerrou o mês de março com queda nos índices criminais, segundo dados da Polícia Militar de São Paulo divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana de Ribeirão Pires. Entre os destaques está a redução de 54,17% em furtos de veículos e 46,17% na prática de roubos. A queda reflete o impacto das ações de combate à criminalidade na cidade, como rondas ostensivas, ampliação do videomonitoramento e implantação de novas bases em bairros estratégicos.
Em março de 2024, Ribeirão Pires registrou 24 furtos de veículos, número que caiu para 11 no mesmo período de 2025, representando uma redução de 54,17%. Os casos de roubo também apresentaram queda expressiva: em março de 2024 foram contabilizados 26 registros, enquanto em 2025 esse número caiu para 14, uma redução de 45,15%. Já os furtos em geral passaram de 78 ocorrências em 2024 para 64 em 2025, representando uma diminuição de 17,95%.
“A Polícia Municipal de Ribeirão Pires opera 24 horas por dia com rondas e operações estratégicas e atendendo a população. Contamos também com ações de videomonitoramento e parcerias integradas com a Polícia Militar para fortalecer a segurança e garantir o bem-estar das famílias de Ribeirão Pires”, destacou o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Sandro Torres.
Entre as medidas realizadas pela administração municipal está o fortalecimento da Guarda Civil Municipal, a ampliação do sistema de videomonitoramento 24 horas, integrado ao Muralha Paulista, do Governo de São Paulo, que conta com mais de 200 câmeras espalhadas pela cidade, além de bases fixas da Polícia Municipal no Centro Alto e na Quarta Divisão.