Ribeirão Pires

Ribeirão Pires reforça compromisso com população LGBTQIAPN+ e destaca realização de Censo Trans em 2024

Município já mapeou população trans por meio de Censo realizado em 2024

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, celebra o avanço regional com a realização do primeiro Censo LGBTQIA+ do Grande ABC, anunciado pelo Consórcio Intermunicipal em parceria com a UFABC, a Rede Amalgamar e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A iniciativa abrange os sete municípios da região e tem como objetivo reunir dados inéditos para embasar políticas públicas voltadas à diversidade e aos direitos da população LGBTQIAPN+.

Ribeirão Pires, no entanto, se antecipou nesse cenário: em 2024, a Estância realizou o Censo e Mapeamento da População Trans, uma ação pioneira que buscou identificar, ouvir e cadastrar pessoas trans residentes no município. A iniciativa fez parte da agenda de políticas públicas voltadas à promoção da equidade, acolhimento e dignidade dessa população.

O levantamento permitiu conhecer as demandas e histórias de vida de pessoas trans na cidade, além de facilitar o acesso a serviços sociais, educacionais e de saúde, promovendo ações afirmativas e garantindo o exercício pleno da cidadania.

Dados parciais do Censo Trans 2024 de Ribeirão Pires revelam um panorama importante da realidade local:
– 61,1% das pessoas entrevistadas se identificam como homens trans, e 38,9% como mulheres trans;
– 61,1% se identificam como brancas, 22,2% como pardas e 16,7% como negras;
– 44,4% são nascidos em Ribeirão Pires;
– Em relação à escolaridade, 27,8% possuem ensino superior completo, 22,2% têm superior incompleto e 44,4% concluíram o ensino médio;
– Sobre a retificação de nome, 38,9% já realizaram o processo, enquanto outros 38,9% afirmaram não ter feito por dificuldade financeira;
– 18% das pessoas estão inscritas em programas do Governo Federal ou Estadual.

“Esse levantamento é uma ferramenta fundamental para a construção de políticas públicas eficazes e humanizadas. A escuta ativa das pessoas trans e a coleta de dados reais são o primeiro passo para garantir dignidade, inclusão e acesso a direitos básicos”, destacou Liu, coordenadora de Políticas Públicas LGBTQIA+ da cidade.

“A Prefeitura reafirma seu compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade, destacando a importância da construção de políticas públicas baseadas em dados reais e na escuta ativa da população”, completou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

O município também incentiva a participação no Censo LGBTQIA+ regional, disponível online no link: https://forms.gle/EfvRo81w7Q7NU8hQ8.

Artigos relacionados

26ª Mostra de Teatro de Ribeirão Pires movimenta a cena cultural até 16 de novembro

Evento organizado pelo Núcleo de Teatro Arquimedes Ribeiro da EMARP oferece apresentações...

Prefeitura de Ribeirão Pires promove curso gratuito de Gestão de Pequenos Negócios

Ação busca impulsionar o empreendedorismo e fortalecer a economia de Ribeirão Pires...

Ribeirão Pires divulga 63 vagas de emprego do Atende Fácil para a próxima semana

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

Prefeitura de Ribeirão Pires inicia fiscalização de trânsito com Escudo Digital

Videomonitoramento começa a operar na região central para coibir infrações e reforçar...