Ribeirão Pires

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante o mês a campanha Janeiro Branco, cujo objetivo é chamar a atenção para as necessidades relacionadas à Saúde Mental e emocional da sociedade. A unidade do CAPS Adulto (Centros de Atenção Psicossocial) promoverá roda de conversas com os pacientes às segundas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h, na Rua Afonso Zampol, 41, no Centro. Também está previsto encontro com a rede de psicossocial municipal e demais equipamentos do município (Atenção Básica, Educação e Assistência Social), programado para 29 de janeiro, das 13h30 às 16h, na Escola de Enfermagem Alge (Avenida Ernesto Menato, 236).

Durante todo o mês, o CAPS AD – Álcool e Drogas promov3 conversas e dinâmicas de conscientização visando o cuidado com a saúde mental; ao mesmo tempo que o CAPS Infantojuvenil trabalha nas atividades de férias, com temáticas diferenciadas.

Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, em conjunto com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), oferece serviços para pacientes com transtornos graves e persistentes. O serviço dos CAPS funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso seja a primeira vez, o paciente deve passar pelo Acolhimento Técnico, que acontece de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h ou 13h as 16h. É necessário levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS, onde será avaliado a real necessidade de consulta com médico psiquiatra.

Atualmente, a municipalidade conta com três unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que prestam atendimento a pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. A unidade Infantojuvenil está localizada na Rua Primeiro de Maio – 108, região central. O CAPS Adulto atende na Rua Afonso Zampol, 41 – Centro. Já o CAPS AD (Álcool e Drogas) realiza os atendimentos na Rua Prestes Maia – 55, Vila Suissa

Além dos CAPS, a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial é formada pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia – para casos de urgência/emergência, unidades da Atenção Primária (USFs e UBSs) SAMU e cinco Residências Terapêuticas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Prefeitura promove Drive-Thru de Lixo Eletrônico em Ribeirão Pires na próxima quarta-feira (29)

Iniciativa acontece no Paço Municipal, das 9h às 17h, e incentiva o...

Fiscalização de Ribeirão Pires interdita três adegas durante operação noturna

Ação faz parte das medidas de controle após casos de contaminação por...

Ribeirão Pires realiza 8º Encontro de Empreendedorismo Feminino com foco na saúde da mulher

Evento integrou o Outubro Rosa e contou com palestra, exposição de artesanato...

Em 10 meses, Guto Volpi mantém ritmo de entregas e coloca Ribeirão Pires no radar nacional

Cidade se tornou pioneira no Brasil no tratamento com cannabis medicinal e...