Ribeirão Pires

Ribeirão Pires segue com serviço amplo de descarte de resíduos e incentivo à reciclagem

Cidade diversifica pontos de entrega de resíduos, incentiva reciclagem e segue com projetos sociais em prol do meio ambiente e dos animais

A Prefeitura de Ribeirão Pires segue ampliando as opções de coleta seletiva em toda a cidade. A iniciativa prevê vários pontos de recebimento de materiais recicláveis, destinação correta de resíduos especiais e campanhas de engajamento da população para estimular a consciência ambiental.

O secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro, destaca que ‘o objetivo é tornar Ribeirão Pires uma referência regional em sustentabilidade, ao mesmo tempo em que se promove bem-estar social e proteção à fauna’.

A Estância possui uma ampla diversificação dos pontos de coleta, que recebem pilhas, baterias, lâmpadas, medicamentos, tampinhas plásticas e garrafas PET. Além disso, todos os bairros da cidade passam a ser atendidos pelo sistema de coleta seletiva porta a porta, com agendamento disponível pelo aplicativo Ribeirão Pires Digital.

O Paço Municipal, o Posto Ipiranga do Centro Alto, as unidades da Coop – Cooperativa de Consumo, no Centro Alto e na Bocaina, e o Departamento de Bem-Estar Animal são alguns dos locais credenciados para o recebimento de resíduos. Essa descentralização facilita o acesso da população e garante maior adesão às práticas de descarte consciente.

Outro destaque é o Projeto Tigela Cheia, que promove eventos mensais de arrecadação de garrafas PET. Cada quilo de material entregue é convertido em um quilo de alimento para cães e gatos. A iniciativa reforça o compromisso do município com o bem-estar animal, ao mesmo tempo em que evita que toneladas de plástico acabem em lixões ou no meio ambiente.

Para participar do Tigela Cheia, cada morador pode entregar até 3 quilos de PET por CPF nos dias de evento. A Prefeitura destaca que 20 garrafas de 2 litros, 26 de 1 litro ou 36 de 600 ml equivalem a 1 quilo de PET, facilitando o cálculo para quem deseja contribuir.

Os resíduos especiais também ganharam novos destinos: Pilhas e baterias devem ser levadas ao Paço Municipal e ao Posto Ipiranga da Avenida Santo André; lâmpadas podem ser descartadas na Coop e no Paço; medicamentos são recebidos nas unidades da Coop; e tampinhas plásticas têm ponto de entrega no Departamento de Bem-Estar Animal.

A coleta seletiva porta a porta atende todos os bairros da Estância. Os moradores podem acompanhar os dias e horários pelo aplicativo oficial, garantindo que os resíduos recicláveis sejam recolhidos de forma adequada e encaminhados para cooperativas.

“A ações são contínuas e buscam reduzir a poluição, conservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos moradores. Além disso, o projeto está alinhado com a Agenda 2030 da ONU, que reúne metas globais para o desenvolvimento sustentável”, destaca o secretário de Clima, Meio Ambiente e Habitação, Temístocles Cristofaro.

Artigos relacionados

4ª edição da Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP) homenageia Cecília Meireles e traz curadoria da premiada escritora Luiza Romão

Evento, que acontecerá nos dias 20 e 21/09, deverá atrair visitantes, escritores...

Pinacoteca de Ribeirão Pires destaca quatro mostras em cartaz em setembro

Com visitação gratuita, exposições reúnem cores, histórias e acessibilidade A Pinacoteca Municipal...

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires – 20 Anos reúne mais de 180 mil visitantes e movimenta R$ 12,8 milhões

Quatro finais de semana de evento celebraram duas décadas de história com...

Ribeirão Pires promove 1º Clássicos da Estância em setembro

Evento gratuito acontece no Parque Profº Luiz Carlos Grecco e promete reunir...