Novo espaço de contemplação e cultura será entregue no início de 2026, sem custos aos cofres públicos
Com inspiração internacional, a Prefeitura de Ribeirão Pires vai implantar o conceito de arquibancada verde no Parque Luiz Carlos Grecco. Previsto para ser entregue no início de 2026, o novo espaço será voltado à contemplação da natureza, ao bem-estar e também funcionará como mais um ponto para apresentações culturais, incluindo intervenções que poderão acontecer diretamente nas sacadas da Escola Municipal de Arte de Ribeirão Pires (EMARP).
A implantação da arquibancada terá custo zero aos cofres públicos e contará com dois lances de 20 metros e um lance de 15 metros, todos revestidos com grama natural. Para o prefeito Guto Volpi, o projeto amplia as opções culturais da cidade e retoma intervenções artísticas nas sacadas da EMARP, formato que marcou o calendário de 2021, sendo sucesso durante a pandemia.
“Ribeirão Pires vem se consolidando como referência em cultura e turismo. Estamos ampliando esse movimento com inovação e criatividade. Além dos eventos culturais e das apresentações da EMARP, fortalecemos também espaços para quem busca paz, tranquilidade e conexão com a natureza, como o Parque Luiz Carlos Grecco, que hoje é um ponto de leitura, descanso e inspiração”, afirmou o prefeito.
O secretário de Modernização e Projetos, Clayton Francisco, destacou que o novo projeto traz um conceito simples, mas com grande potencial de retorno para as ações da Prefeitura. “Buscamos referências em conceitos chineses, estudamos e agora avançamos para a implantação. É um projeto que tem a cara da nossa cidade e dialoga muito bem com o Parque Luiz Carlos Grecco e todo o complexo que respira verde e cultura”, afirmou.
O entorno do futuro equipamento reúne importantes espaços culturais, como a Escola Municipal de Artes, o Parque Luiz Carlos Grecco e a Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias. Como opção de lazer, a Prefeitura também construiu um novo deck ao lado da área onde será instalada a arquibancada verde, espaço já utilizado por famílias para piqueniques e pequenas apresentações culturais.












