RGS

Rio Grande da Serra conquista espaço estratégico na ANAMMA-SP

Rio Grande da Serra passa a ter papel de destaque na Seccional São Paulo da ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente. A nova diretoria foi empossada na manhã da última terça-feira (29), em cerimônia realizada na cidade de Suzano/SP.

O novo presidente da Seccional paulista é o Prof. Dr. Marcelo Marcondes, atual Secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Rio Grande da Serra. Além da presidência, o município também ocupa outras quatro diretorias na nova composição da entidade.

O secretário adjunto Flavio Nakaoka assumiu a Diretoria de Inovações no Tratamento de Resíduos. Já Juliana Miranda, diretora da SECLIMA, passa a responder pela Diretoria de Licenciamento Ambiental. Claudio Fernando, fiscal ambiental e presidente do CONDEMA, será o Diretor de Fiscalização, enquanto o engenheiro Fabricio Souza ficará responsável pela Diretoria de Gestão Ambiental.

A SECLIMA, portanto, amplia sua presença nos debates estaduais sobre governança ambiental e políticas públicas sustentáveis, levando a experiência do município para o centro das decisões.

Para o presidente da ANAMMA-SP, o momento é de união e fortalecimento institucional: “Temos o compromisso de reforçar a atuação dos municípios, especialmente nesse novo ciclo de mandatos. É fundamental garantir que a agenda ambiental seja tratada com seriedade e apoio técnico, sobretudo diante de ameaças como o PL da Devastação, que enfraquece as gestões locais e traz sérios impactos econômicos e ambientais”, destacou.

Ele também enfatizou o papel estratégico da nova diretoria, que assume com experiência e disposição para contribuir com soluções regionais e estaduais: “Todos ganham quando a agenda ambiental é descentralizada e as entregas são coletivas.”

O secretário adjunto Flavio Nakaoka ressaltou que o modelo de governança ambiental implantado em Rio Grande da Serra, especialmente com o programa Recicla Rio Grande, será uma das pautas prioritárias nas discussões da ANAMMA.

Durante o evento, o ambientalista Mario Mantovani, com mais de quatro décadas de atuação no setor, ministrou uma palestra magna sobre os desafios atuais do Brasil, com foco no licenciamento ambiental e os riscos do chamado PL da Devastação. Mantovani também passou a integrar a diretoria da ANAMMA-SP como Diretor Institucional Estadual.

A nova gestão da ANAMMA São Paulo conta com 28 diretores, dos quais 13 são mulheres, mantendo o compromisso com a paridade e fortalecendo o movimento ANAMMA Mulheres. A entidade segue alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e estrutura sua atuação com base em diretorias temáticas e estratégicas, de olho no futuro da sustentabilidade nos municípios brasileiros.



Fonte da Notícia

Artigos relacionados

Rio Grande da Serra avança com a terceira etapa das obras de revestimento asfáltico

O G7 Notícias levará ao leitor/telespectador, o melhor da informação com credibilidade...

Festa Julina Solidária em Rio Grande da Serra reúne música, tradição e solidariedade na Praça da Bíblia

Festa Julina Solidária em Rio Grande da Serra reúne música, tradição e...