Mais de 14 mil imóveis já foram vistoriados e 270 recipientes apresentaram larvas do Aedes aegypti em 2025
A Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância à Saúde, intensificou as ações de combate à dengue em diversos bairros da cidade. A gestão reforça que a mobilização da população é fundamental, já que mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências.
No último sábado, 8 de novembro, foi realizado o Dia D de combate à dengue nos bairros Pedreira e Vila Niwa, com atuação dos Agentes de Combate às Endemias e da Vigilância Sanitária em visitas casa a casa, orientando moradores e eliminando possíveis criadouros. Nesta terça-feira, 11 de novembro de 2025, as equipes realizam nova ação no bairro Vila São João.
A Vigilância à Saúde segue trabalhando em conjunto com as demais Secretarias, promovendo ações educativas, vistorias em imóveis e mutirões de limpeza, com foco na eliminação de locais com água parada.
Desde o início das atividades dos agentes, em fevereiro de 2025, primeira vez que o município conta com esse serviço estruturado , mais de 14 mil casas já foram visitadas, resultando na eliminação de 3.085 potenciais criadouros do mosquito. O alerta é alto: 270 recipientes apresentaram larvas confirmadas do Aedes aegypti.
A orientação da Vigilância à Saúde é que cada morador reserve, pelo menos, 10 minutos por semana para verificar o quintal, calhas, pratinhos de plantas, garrafas, ralos e outros locais que possam acumular água. Pequenas atitudes, feitas de forma contínua, fazem grande diferença na redução dos casos.
O município também mantém monitoramento quinzenal em 14 pontos estratégicos, como borracharias, cooperativas de reciclagem e cemitério. Pela primeira vez, Rio Grande da Serra alcançou independência na leitura das larvas, o que permite análises mais rápidas e a tomada de decisões imediatas nas ações de combate.










