Santo André

Santo André abre vagas para capacitar condutor de turismo em unidades de conservação

Iniciativa do Governo Federal em parceria com a UFABC e a Prefeitura pretende formar monitores ambientais de 16 a 29 anos

Estão abertas as inscrições para o curso de condutor de turismo em unidades de conservação. A formação é promovida pela Universidade Federal do ABC (UFABC), no âmbito do Programa Manoel Querino de Formação Social e Profissional do Governo Federal, e conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André.

O curso conta com dois módulos, sendo que o segundo terá início em 2026. As vagas são voltadas para moradores dos bairros do entorno das unidades de conservação do Parque Natural Municipal do Pedroso e Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (Campo Grande, Estância Rio Grande, Jardim Joaquim Eugênio de Lima e Vila de Paranapiacaba, Parque Miami, Jardim Riviera, Recreio da Borda do Campo), além de residentes das ruas Pintassilva e Renascer e do Núcleo Eucaliptos.

Para cursar o módulo dois, o interessado deverá ter sido certificado na primeira etapa. Ou seja, a formação completa garante dois certificados profissionalizantes ao interessado.

O primeiro módulo tem duração de quatro meses, com vagas ofertadas no período vespertino (13h30 às 17h), além de auxílio de R$ 200 mensais (o aluno deverá ter frequência superior a 75% nos encontros). No total, serão 200 horas de formação, sendo 160 horas de conteúdos técnicos e 40 horas de conteúdos humanísticos. Para este edital, são 70 vagas disponíveis.

O objetivo da capacitação é dar autonomia aos jovens, promovendo inclusão social e oferecendo novas oportunidades de geração de trabalho e renda. O curso pretende despertar o interesse nos estudantes para que possam atuar de forma profissional e responsável em áreas protegidas.

Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as duas unidades de conservação sob gestão municipal andreense, podendo – no futuro – participar de atividades de monitoria nestes espaços. O módulo dois apresenta conteúdo exclusivo de monitoria ambiental, de acordo com as regras estabelecidas pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

Faz parte do conteúdo programático temas como educação ambiental, biodiversidade, planejamento de atividades turísticas seguras, habilidades de comunicação, desenvolvimento local e legislação.

As inscrições vão até dia 11/7 e devem ser feitas pelo formulário on-line, disponível no link https://forms.gle/D2muY8CVCZC7kHyW9. O resultado preliminar dos inscritos estará disponível no dia 28/7, no site http://pmq.inova.ufabc.edu.br.

No âmbito do Programa Manoel Querino, a UFABC ainda está ofertando vagas para outras formações como condutor de turismo em espaços culturais locais, auxiliar de geoprocessamento e eletricista de sistemas de energias renováveis.

Artigos relacionados

Santo André tem a melhor gestão de resíduos entre cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes

Entre os grandes municípios, cidade ocupa o primeiro lugar em ranking da...

Primeira-dama Jessica Roberta entrega 26 mil itens a 22 instituições parceiras do Fundo Social de Solidariedade

A primeira-dama de Santo André e presidente do Fundo Social de Solidariedade,...

Santo André abre inscrições para curso de porteiro e controlador de acesso

Formação, voltada para pessoas com 60 anos ou mais, será realizada no...

Expresso Encantado de Santo André leva pessoas com deficiência e acompanhantes para tour natalino

Com vagas limitadas e embarque no Paço, ônibus personalizado vai percorrer vias...