Santo André

Santo André amplia instalação de canteiros esponja pela cidade

Vila Homero Thon, Vila Palmares e Centro são três primeiros bairros que receberão projeto que foi premiado internacionalmente

Santo André segue apostando em soluções e inovações para combater os efeitos das mudanças climáticas, sobretudo as enchentes. Desta maneira, a Prefeitura vem investindo na instalação dos canteiros esponja, que são construídos sob praças e áreas verdes auxiliando na drenagem, em intervenção que reduz o volume de águas pluviais direcionadas a áreas propensas a inundações.

“Essas inovações que a gente traz de drenagem urbana servem para o combate às enchentes. O canteiro esponja, assim como este na Vila Palmares, foi feito lá em frente ao Atrium Shopping, na Vila Homero Thon, e a gente vai fazer na Monte Casseros, ali na região central. A gente melhora a drenagem de forma natural, fazendo com que a água caminhe para o solo naturalmente. Estamos trazendo inovação urbana para toda a cidade de Santo André, planejando o futuro do município”, explicou o chefe do Executivo andreense, ao visitar o canteiro da Vila Palmares.

Este projeto – que promove ainda a filtragem e absorção da água no solo, contribuindo ainda para o abastecimento do lençol freático – seguirá por toda a cidade e integra um pacote de benfeitorias que está sendo levado à Vila Palmares.

“Estamos promovendo uma grande revitalização em toda a região da Vila Palmares: Avenida Lauro Gomes, Rua Lauro Muller e chegaremos nas proximidades da Fundação Santo André também. Vamos levar ainda asfalto, iluminação, praça, quadra. Revitalização que está beneficiando toda Santo André, cada ponto da cidade está sendo cuidado, com muita inovação”, destacou Gilvan.

Localizado no entroncamento da Avenida Lauro Gomes com a Rua Lauro Muller, o local onde o canteiro esponja está sendo instalado sofria com outro problema, além das enchentes: o descarte irregular de resíduos.

“Uma área que estava degradada estamos revitalizando por completo”, enalteceu o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira. “O canteiro esponja funciona como uma peneira. Ela (água) retorna ao lençol freático. A gente diminui a concentração de água e aumenta a capacidade desse ponto em receber maior volume. E vamos fazer isso em todas as cidades”, complementou o secretário José Antônio Ferreira.

O projeto dos canteiros esponja foi internacionalmente premiado em outubro de 2024, durante a 10ª edição do evento Diálogos da Água, em Madri, na Espanha, o município foi segundo colocado no concurso ‘Perfis sobre Resiliência Hídrica nas Cidades’. A premiação foi promovida pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe).

Artigos relacionados

Teatro Municipal de Santo André recebe espetáculo Carmina Burana com coro de 150 vozes  

Montagem do Coro da Cidade pode ser conferida sexta-feira (5), no sábado...

Segunda edição do ‘Encontro com o Escritor’ agita Biblioteca Nair Lacerda

‘Prosa: narrativas entre o real e a ficção‘ será tema desta quarta,...

Santo André promove Mês da Mobilidade com ações de conscientização no trânsito

Programação inclui apresentações teatrais, ações educativas e um simulador de impactoSanto André...

Com apoio de Tarcísio, Gilvan garante R$ 52,5 milhões para saúde, mobilidade e novo parque linear em Santo André

Santo André foi contemplada nesta sexta-feira (29) com um pacote de R$...