Últimas notícias

Santo André amplia quadro de profissionais de educação inclusiva e entrega novas salas de recursos


Profissionais irão atuar no Atendimento Educacional Especializado; rede municipal agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais
A Secretaria de Educação de Santo André está realizando investimentos para ampliar o atendimento a alunos com deficiência na rede municipal. Além de contratar 38 profissionais de atendimento educacional especializado (PAEE), o município inaugurou salas de recursos em quatro escolas, com capacidade total de atender até mil estudantes.

“Continuamos trabalhando para ampliar e oferecer cada vez mais uma educação inclusiva. Com esses investimentos, todas as nossas salas de recursos oferecem estrutura para o ensino e professores especializados em todas elas”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

A Secretaria de Educação de Santo André atende atualmente 2.507 alunos com deficiência, sendo 1.794 destes com Transtorno do Espectro Autista. A rede agora dispõe de 48 salas de recursos multifuncionais, espaços que oferecem um serviço de educação especial destinada aos estudantes com deficiência.

A creche Cata Preta, a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Prof. Joaquim de Carvalho Terra, a Emeief Dr. Alberto Francia Gomes Martins e a Emeief Reverendo Oscar Chaves são as unidades de ensino que passaram a contar com a estrutura das salas de recursos multifuncionais.

A Secretaria de Educação também está investindo na contração de funcionários para as salas de recursos. “Pela primeira vez na história da rede teremos o quadro completo com professores devidamente concursados para a função, ou seja, são professores habilitados, com formação na área”, pontuou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.

Ainda de acordo com o secretário de Educação, com as novas contratações, a cidade contará com 50 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no total. “A ampliação de profissional de atendimento educacional especializado, corresponderá a um aumento de 27%. Cabe mencionar que nos últimos oito anos já houve a ampliação de 46% no quadro de contratação”, enfatizou.

O trabalho realizado complementa ou suplementa o processo educacional dos alunos com deficiência, minimizando as barreiras observadas na sala regular.

Além disto, também possibilita o ensino colaborativo, em que o professor especializado realiza o trabalho em parceria com o professor do ensino regular (coensino).

No escopo de atuação, para além da proposta pedagógica inclusiva desenvolvida em classe regular, o Atendimento Educacional Especializado é realizado no contraturno escolar nas salas de recursos multifuncionais, que são equipadas com vasto acervo de jogos e materiais diversificados.





Fonte da Matéria

Artigos relacionados

Polícia Civil desarticula “megacentral” de golpes na Grande SP

Uma megacentral de telemarketing, usada para aplicar golpes por estelionatários, foi fechada...

Braskem abre inscrições para a 4ª edição do Curso de Costura Criativa em Mauá

Iniciativa incentiva a prática da economia circular e o aprimoramento profissional de...

Golpistas são presas por falsificação de bilhetes de transporte público

  Ação do Deic cumpriu mandados judiciais e desarticulou esquema de fraudes...

Polícia Civil fecha laboratório clandestino de produção de remédios para emagrecer

Denúncias anônimas levaram a Polícia Civil a fechar um local que era...