Santo André

Santo André assina termo de cooperação com a Prefeitura de São Paulo para utilização do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico

Software tem por objetivo aprimorar a gestão da informação e assegurar a consistência dos dados no planejamento do município

A Prefeitura de Santo André assinou nesta terça-feira (16) um termo de cooperação com a Prefeitura de São Paulo para utilização do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE). O evento contou com as presenças dos prefeitos Gilvan Ferreira e Ricardo Nunes e ocorreu no Edifício Matarazzo, sede da administração paulistana. Também estiveram presentes o secretário de Inovação e Tecnologia de Santo André, Diego Cabral, e a diretora da Defesa Civil, Priscila Oliveira.

Desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo com um custo de R$ 20 milhões, o SMAE foi implementado pela Secretaria de Inovação e Tecnologia andreense para uso da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, e busca garantir uma gestão pública mais eficiente, transparente, moderna e baseada em dados, substituindo processos manuais e descentralizados por um sistema integrado, seguro e padronizado, que permita acompanhar metas e projetos da Prefeitura de forma contínua, precisa e em tempo real.

“Estamos consolidando em Santo André uma cultura de gestão baseada em dados, monitoramento permanente e transparência. A adoção do SMAE fortalece esse processo, porque nos permite acompanhar cada projeto em tempo real, identificar gargalos, corrigir rotas e garantir que o planejamento estratégico esteja conectado ao orçamento e à execução das políticas públicas”, destacou Gilvan Ferreira.

O sistema é um software livre e de código aberto, criado para aprimorar a gestão da informação e assegurar a consistência dos dados utilizados no planejamento estratégico e no monitoramento de projetos prioritários. O sistema abrange o acompanhamento do Programa de Metas, dos Projetos Prioritários da gestão, de Obras Públicas, das Transferências Voluntárias, como emendas parlamentares, e dos Planos Setoriais de cada órgão municipal.

Construído com base em metodologia ágil e em estreita colaboração com servidores públicos, o SMAE apresenta elevada aderência às rotinas administrativas e aos fluxos decisórios. Atualmente, a plataforma está integrada ao sistema orçamentário municipal e ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), permitindo o intercâmbio automático de dados. Além disso, conta com API pública, que possibilita o desenvolvimento de painéis de monitoramento, visualizações dinâmicas e novas integrações institucionais.

A adesão de Santo André ao sistema não acarretará custos para o município e representa mais um passo no fortalecimento da transparência, da eficiência administrativa e da gestão orientada por resultados, pilares que têm marcado o início da gestão do prefeito Gilvan Ferreira. Santo André é a segunda cidade do país a formalizar o acordo com a capital paulista para a utilização do sistema – a primeira foi Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...

Orquestra Locomotiva leva músicas de videogames ao Cine Theatro Carlos Gomes

Orquestra Locomotiva leva músicas de videogames ao Cine Theatro Carlos Gomes G7...