Santo André

Santo André dá início à construção da Política Municipal de Mudanças Climáticas

Cidade instituiu comitê intersecretarial para planejar ações de mitigação e adaptação à emergência climática
A Prefeitura de Santo André deu mais um passo importante na discussão de ações de mitigação, adaptação e resiliência climática. Foi instituído nesta quinta-feira (3) o comitê técnico formado por representantes de diversas secretarias, o que é uma ferramenta fundamental para nortear a consolidação da Política Municipal de Mudanças Climáticas.

O comitê será composto por representantes de sete secretarias que têm atuação direta com ações para o enfrentamento à crise global e a transição ecológica.

Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o comitê terá dez membros das seguintes pastas, nomeados por portaria: Desenvolvimento Urbano e Habitação, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e Obras, Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Manutenção e Serviços Urbanos, além da própria ecretaria de Meio Ambiente, incluindo representantes do Departamento de Proteção e Defesa Civil e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

“Hoje é um dia muito importante para Santo André. A instituição do Comitê Técnico de Mudanças Climáticas fortalecerá o desenvolvimento e a prática de ações intersecretariais em prol do desenvolvimento urbano sustentável e da mitigação de gases de efeito estufa, servindo de base para a construção da nossa Política Municipal de Mudanças Climáticas”, explica o prefeito Gilvan Ferreira.

O comitê, portanto, tem como objetivo o planejamento, a elaboração e a coordenação dessa política inédita. “Desta forma, com diálogo e integração entre vários setores, conseguiremos acompanhar a implementação de planos e ações, além de propor diretrizes ao planejamento urbano, ambiental, habitacional, de segurança hídrica, saúde, mobilidade urbana e demais áreas vulneráveis”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

A projeção é de que a política seja criada ainda neste ano, com contribuições do poder público e da sociedade civil, por meio de consulta e audiência pública.

Artigos relacionados

Casa do Olhar Luiz Sacilotto oferece oficinas de arte gratuitas em julho

Casa do Olhar Luiz Sacilotto oferece oficinas de arte gratuitas em julho...

Cine Theatro Carlos Gomes e CEU Ana Maria abrigam espetáculo “FIM”

Apresentações com entrada gratuita serão nos dias 5 e 6 no Centro...

Santo André acelera reforma de piscina no bairro Santa Teresinha

Equipamento junto à Creche Professora Evangelina Jordão Luppi vai proporcionar lazer e...

Documentário “PAITEA” faz reflexão sobre a paternidade em famílias atípicas de Santo André

Obra faz parte dos projetos fomentados pela Lei Paulo GustavoO Cine Theatro...