Equipamento atende aproximadamente 330 estudantes; Prefeitura está finalizando reforma da Praça Sebastião dos Santos para criação de mais uma Escola Parque
As obras de revitalização e modernização da Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) Luiz Sacilotto, no Jardim Alvorada, em Santo André, foram concluídas. Com isso, os cerca de 330 estudantes de 4 a 10 anos – que frequentam do 1º ciclo inicial até o 5º ano – já desfrutam dos estudos em uma nova estrutura.
Nesta sexta-feira (19), o prefeito Gilvan Ferreira participou da cerimônia de entrega da revitalização da unidade. “Nossas crianças voltaram das férias e encontraram uma escola com cara nova. Esta Emeief traz o nome representativo de um artista que podemos prestigiar em diversos lugares da cidade e reforça o compromisso da nossa gestão que investe no nosso futuro”.
Os alunos da unidade foram bem participativos durante o evento. Comemoraram o descerramento da placa e fizeram apresentações aos convidados. Quem passou pela unidade pôde conferir nos corredores os resultados das atividades que são feitas durante as aulas, incluindo referências a Luiz Sacilotto – renomado pintor, escultor e desenhista, nascido em 1924 em Santo André.
“Tivemos significativas melhorias na unidade. Quem ganha é a comunidade como um todo, que abraça as causas da Emeief trazendo esse sentimento de pertencimento. Hoje temos uma clara percepção da escola além do muro e da sala de aula”, destacou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
Na Emeief Luiz Sacilotto a revitalização incluiu melhorias estruturais como manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, pisos, caixilhos, forros e cobertura, intervenções no muro, pintura geral, ajustes na cozinha, refeitório e banheiros, modernização da área administrativa e área operacional, além da adaptação do sistema de drenagem e da lixeira. O investimento foi de R$ 4.426.466,97.
A revitalização incluiu ainda um painel sensorial, com texturas, elaborado para incentivar o desenvolvimento de todos os sentidos das crianças. A área conta com uma base de pedrisco (pedras de seixo rolado) e dispõe ainda de plantas, despertando tato, audição, olfato, visão.
O painel foi desenvolvido pela Fabrinque, vinculada ao DMAV (Departamento de Manutenção de Áreas Verdes), da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Santo André, que desde 1990 usa da criatividade para transformar resíduos, sucatas, entulhos e outros tipos de materiais em itens a serem utilizados em praças, parques e equipamentos públicos.
“Inauguração de escola é sempre um momento de alegria. A entrega de um espaço reformado para nossas crianças aprenderem ainda mais é muito importante. Parabéns a todos que fizeram parte de todo esse processo”, enfatizou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.
Melhorias no entorno – A entrega da revitalização e modernização da Emeief Luiz Sacilotto nesta sexta-feira marcou a primeira etapa das intervenções no entorno. O próximo passo é a inauguração da Praça Sebastião do Santos. As obras seguem avançando para que, quando finalizadas, se transformem na mais nova Escola Parque de Santo André.
A cidade já conta com outras seis unidades de Escola Parque: Vila Sá, Cata Preta, Parque Erasmo, Santo Alberto, Aclimação e Palmares.