Santo André

Santo André expande Faixa Azul para motociclistas

Município credenciou projeto para outras duas vias, a Avenida dos Estados e Avenida Presidente Costa e Silva

A Prefeitura de Santo André dá continuidade às ações de segurança viária ao concluir a implementação de mais uma Faixa Azul exclusiva para motociclistas, esta instalada na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira. A medida é alinhada ao Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), e com autorização da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Além disso, a Avenida José Amazonas, no sentido bairro, também recebeu a nova Faixa Azul, ampliando a área dedicada aos motociclistas e proporcionando mais conforto e organização para os condutores dessa modalidade de transporte. Os dois trechos somam 3,4 quilômetros de vias dedicadas. A primeira via beneficiada foi a Avenida Prestes Maia, em uma extensão de cinco quilômetros (ida e volta) e está em operação desde o mês de maio de 2024.

“Cada investimento em segurança viária é, acima de tudo, um compromisso com a vida. A Faixa Azul é prova disso. Em um ano de implantação na Avenida Prestes Maia, não registramos nenhum acidente fatal, um resultado que nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. São ações que fazem a diferença e ajudam a salvar vidas todos os dias”, destacou o Secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.

Em breve, o projeto da Faixa Azul continuará a se expandir. A Prefeitura enviou para análise e aprovação o projeto de instalação da faixa exclusiva para motos nas avenidas dos Estados e Presidente Costa e Silva. Com a implementação dessas novas faixas, o município terá ao todo 30 quilômetros de vias destinadas exclusivamente para os motociclistas, promovendo uma maior fluidez no trânsito e, principalmente, aumentando a segurança para esse importante modal de transporte.

Zero morte – A efetividade da instalação da Faixa Azul é concreta. Desde a instalação na primeira via da cidade, na Avenida Prestes Maia, nenhum óbito de motociclista foi registrado no trecho. Além disso, o número de motocicletas que trafegavam na via antes da implantação era de 7.204 motocicletas por dia, enquanto o volume em janeiro de 2025, dados da última medição, são de 10.197 motocicletas por dia, um aumento de 42%.

O trânsito de motocicletas representa 17% do volume total diário de veículos que passam na Avenida Prestes Maia.

Artigos relacionados

Obras do Complexo Viário Maurício de Medeiros avançam para reta final

Intervenções integram pacote de soluções para mobilidade, drenagem e saneamento da região...

Primeira-dama Jéssica Roberta fortalece parceria com AECEASA para apoio a entidades assistenciais de Santo André

A primeira-dama de Santo André, Jéssica Roberta, esteve nesta segunda-feira (21) na...

Obras na creche Guarani entram em fase de acabamento; inscrições estão abertas para 2026

Equipamento é projetado para atender 350 crianças, sendo 37% delas em período...

FIP começa com entrega de Gabinete Histórico e avanço no restauro do Clube União Lyra Serrano

Festival de Inverno de Paranapiacaba chega à 24ª edição com mais de...