Santo André

Santo André inaugura o maior Pet Parque da América Latina

Localizado em frente ao Hospital Veterinário e ao lado do Parque Central, equipamento tem 10 mil metros quadrados

Cães e seus tutores têm um novo ponto de encontro em Santo André. A cidade inaugurou na manhã deste sábado (10) o maior Pet Parque da América Latina, superando o do Parque do Ibirapuera. O espaço fica em uma área de 10 mil metros quadrados localizada em frente ao Hospital Veterinário e ao lado do Parque Central, sendo o 42º equipamento deste tipo instalado no município.

“É mais do que um Pet Parque, é uma requalificação urbana. O Parque Central que já é conhecido como o parque dos cachorros e agora ganhou mais esse equipamento. Foram R$ 2,1 milhões investidos de um recurso já destinado a causa animal e utilizamos árvores do nosso viveiro municipal e muitos dos brinquedos vieram da Fabrinque, que reaproveita árvores e outros objetos, ou seja, ainda é um Pet Parque sustentável. Essa inauguração faz parte de um complexo animal, já que temos aqui o Hospital Veterinário e teremos uma nova Zoonoses neste espaço também”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

Logo na inauguração, cães de diversas raças e tamanhos compareceram e desbravaram o mais novo espaço de Santo André voltado aos pets, local que promete proporcionar experiências, amizades e promover o bem estar de animais e também dos humanos.

O novo Pet Parque, que vai funcionar das 8h às 20h, conta com dois acessos exclusivos: um pela rua Juquiá, em frente ao Hospital Veterinário e à Sabina; e um pelo Parque Central.

O equipamento abriu os portões com diversos obstáculos espalhados pela grandiosa área, como salto com pneu, rampa, gangorra, túneis aberto e fechado, salto e muito mais. Além disso, dispõe ainda de pista de caminhada, área de alongamento com equipamentos, área de convivência com bancos e mesas, além de árvores frutíferas e nativas. O investimento foi de R$ 2,1 milhões, incluindo a iluminação.

“Santo André entende hoje a necessidade destes espaços e em uma conversa com o prefeito Gilvan decidimos fazer o maior e melhor espaço que podíamos para acolher os animais e seus tutores. E não tinha lugar melhor, já que o Parque Central é conhecido como o parque dos pets”, afirmou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.

O evento de inauguração contou ainda com cabine de fotos, registro das patinhas dos pets, feira de adoção, distribuição gratuita de pipoca, algodão doce e suco.

O terreno, inclusive, é mais um que carrega um histórico de irregularidades e agora recebe da Prefeitura uma destinação definitiva que promove o bem-estar da população – a exemplo da usina fotovoltaica que está sendo construída no bairro Cidade São Jorge, no antigo local do aterro municipal.

“Esta área foi ocupada pela comunidade Gamboa por décadas e estava deteriorada, com esgoto irregular, restos de construção e ausência de área verde. Agora, há árvores frutos de compensação ambiental e plantas, o que é muito importante para sequestrar gás carbônico, um dos gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar as mudanças climáticas”, pontuou o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

A Prefeitura planeja a construção de novos Pet Parques pela cidade. Os próximos espaços que serão contemplados são a Praça Jardim Alvorada 2, Parque Linear Santa Teresinha e Parque Gerassi.

Artigos relacionados

Parque Regional da Criança recebe atividades de saúde e bem-estar neste sábado

Iniciativa itinerante integra o programa Saúde em Movimento nos Parques que já...

Fórum Paranapiacaba debate a candidatura da vila ferroviária como patrimônio mundial

Evento marcou o lançamento da parceria com a PUC-Campinas e o envolvimento...

Casa do Olhar promove oficinas gratuitas no mês de maio

Atividades serão realizadas com materiais reciclados em experimentos artísticos exclusivos Santo André,...

Santo André alcança 4.200 pontos modernizados pelo Banho de Luz em 2025

Avenida Lauro Gomes recebeu troca das luminárias de vapor de sódio por...