Santo André

Santo André inaugura quarta usina do parque de produção de energia solar

Localizado no bairro Cidade São Jorge, equipamento ainda contará com área de lazer à disposição da população

A primeira etapa do parque de produção de energia solar de Santo André está completa. A Prefeitura entregou neste sábado (6) a quarta usina fotovoltaica do município, localizada no bairro Cidade São Jorge, que funcionará em conjunto com as três inauguradas anteriormente – no Jardim Las Vegas, na Avenida dos Estados e em terreno ao lado da que foi inaugurada agora.

“Esta usina é a consolidação de um trabalho iniciado ainda em 2023. Aqui era uma área de descarte irregular de lixo, mas com esta inovação urbana estamos transformando o bairro. Temos asfalto novo, iluminação, lazer e agora este projeto que vai economizar recursos públicos e melhorar a vida das pessoas”, comentou o prefeito Gilvan Ferreira.

A Usina de Produção de Energia Solar IV é o desfecho do projeto lançado há dois anos, quando foram anunciadas as construções das quatro fazendas solares, que começaram a ser entregues em 2024. Com as 2.352 placas desta quarta usina (que tem capacidade de geração de energia de 1,20 MWp), a produção energética do município foi ampliada. A cidade conta agora com 8.820 placas em seu parque fotovoltaico (1.746 no Jardim Las Vegas, 2.352 na Avenida dos Estados, e mais 2.352 na vizinha UPES II).

As quatro usinas juntas representam o consumo de uma cidade de aproximadamente 12 mil habitantes, ou seja, juntas podem abastecer cerca de 3 mil casas. O valor total de investimento em todo o parque voltaico é de cerca de R$ 41 milhões, recurso oriundo do Fundo de Iluminação Pública andreense. O ‘payback’ deste valor é estimado em 7,4 anos. A partir daí, as usinas passam a gerar benefícios financeiros que, durante a vida útil do parque, são estimados em R$ 138 milhões. A vida útil plena estimada para as usinas fotovoltaicas é de 30 anos.

Localizada no final da Rua Espírito Santo, a usina ocupa espaço que outrora serviu para descarte irregular de resíduos. Consequentemente, não poderia ter outra finalidade, em razão da contaminação do solo – o local, inclusive, era frequentemente alvo de ocupações. Assim, como a UPES III, teve como destino servir para a produção de energia limpa, com duplo serviço ao meio ambiente.

A energia elétrica gerada no conjunto de usinas será disponibilizada para a Enel. Em troca, a concessionária vai fornecer para a cidade créditos que serão utilizados para reduzir o valor da conta de luz de prédios públicos.

Esporte e diversão – A novidade deste equipamento foi a criação de uma área de lazer para a população – com entrada exclusiva, sem acesso à usina, que é cercada. O espaço possui quadra poliesportiva e de areia; playground; pista de caminhada com área de alongamento; área de convivência com bancos; pequena academia ao ar livre e ainda plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.

 

Artigos relacionados

Com novo consultório de bucomaxilo, CHM de Santo André amplia e moderniza serviço

Entrega faz parte de pacote de modernização do hospital e melhora atendimentos...

Festival do Morango, Churros & Chocolate inicia tour pelos parques de Santo André

Ipiranguinha é primeira área verde a receber evento solidário que reúne gastronomia,...

Unidade de Saúde da Vila Helena será a primeira sustentável de Santo André

Equipamento contará com placas de energia fotovoltaica, captação da água da chuva...

Teatro Municipal de Santo André recebe espetáculo Carmina Burana com coro de 150 vozes  

Montagem do Coro da Cidade pode ser conferida sexta-feira (5), no sábado...