Santo André

Santo André interdita adega no Parque Miami por poluição sonora

Local já havia sido autuado em outras oportunidades e permanecia recorrente no crime ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), interditou nesta sexta-feira (9) uma adega na rua Pintassilva, no Parque Miami, devido a recorrentes problemas de poluição sonora. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e das Rondas com Motocicletas (Romo).

O estabelecimento já havia sido autuado diversas vezes, por meio de Advertência Ambiental e Autos de Infração Ambiental (equivalente à multa). O proprietário foi orientado, inclusive, sobre a legislação vigente durante as operações “Sono Tranquilo”, realizadas em parceria com a GCM, mas continuava a realizar eventos com música ao vivo e uso paredões de som, o que gerava reclamações da comunidade. O equipamento de som já havia sido apreendido anteriormente.

As equipes municipais efetuaram a lacração do local, com a colocação de barreiras de concreto. Para obter a desinterdição e a devolução das caixas de som, os responsáveis deverão pagar as multas, assinar o Termo de Compromisso e comprometer-se a não realizar mais eventos ou emitir sons acima do limite permitido por lei.

Em 2025, Santo André já realizou 12 Operações Sono Tranquilo, com o objetivo de garantir o sossego da população. Além disso, foram interditados 11 bares e adegas e apreendidas nove caixas de som.

Para denunciar casos de poluição sonora em estabelecimentos como bares, adegas, restaurantes, escolas de samba, além de obras e templos religiosos, o cidadão deve entrar em contato pelos canais oficiais do Semasa: www.semasa.sp.gov.br, https://portais.santoandre.sp.gov.br/semasa/institucional/servicos-ao-usuario/ e atendimento telefônico (0800-4848115 ou 4433-9300), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Artigos relacionados

Parque Regional da Criança recebe atividades de saúde e bem-estar neste sábado

Iniciativa itinerante integra o programa Saúde em Movimento nos Parques que já...

Fórum Paranapiacaba debate a candidatura da vila ferroviária como patrimônio mundial

Evento marcou o lançamento da parceria com a PUC-Campinas e o envolvimento...

Casa do Olhar promove oficinas gratuitas no mês de maio

Atividades serão realizadas com materiais reciclados em experimentos artísticos exclusivos Santo André,...

Santo André alcança 4.200 pontos modernizados pelo Banho de Luz em 2025

Avenida Lauro Gomes recebeu troca das luminárias de vapor de sódio por...