Santo André

Santo André lança programa que facilita a adoção responsável e incentiva o voluntariado em prol dos animais

Iniciativa facilita acesso da população, moderniza e amplia as políticas de bem-estar animal no município

A Prefeitura de Santo André lançou nesta terça-feira (26) o Pata (Programa de Adoção e Tutelagem de Animais), iniciativa que moderniza e amplia as políticas de bem-estar animal no município. O projeto oferece aos moradores a oportunidade de adotar cães e gatos de forma simples, rápida e responsável, utilizando ferramentas digitais como o aplicativo Colab e o WhatsApp, além do atendimento presencial no Centro de Adoção de Cães e Gatos do Hospital Veterinário Municipal, localizado ao lado da Sabina.

Com o Pata, os interessados em adotar um animal podem visualizar fotos e informações sobre os pets disponíveis diretamente pelo celular. Ao demonstrar interesse, basta preencher os dados solicitados e aguardar o agendamento de uma entrevista com a equipe responsável. Após a aprovação, o novo tutor já pode levar seu amigo de quatro patas para casa. O programa também vai contar com animais acolhidos por protetores e que estão para adoção.

O programa é voltado para pessoas maiores de 18 anos, que passem pela entrevista de avaliação. O objetivo é garantir que cada animal seja encaminhado para um lar adequado, promovendo a adoção responsável e fortalecendo o vínculo entre tutores e seus animais.

Além da adoção, o Pata também abre espaço para o voluntariado. Quem não pode adotar, mas deseja contribuir, pode se cadastrar pelo aplicativo Colab e participar de atividades como socialização com os animais, passeios no Pet Parque Central e ações de carinho e cuidado com os pets que ainda aguardam um lar.

A expectativa é que o Pata contribua para reduzir a população de animais em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que aproxima a população das políticas públicas de proteção animal, em um ambiente de educação, lazer e convivência.

“Com o Pata, Santo André dá mais um passo importante na defesa dos animais e na promoção da adoção responsável. Queremos que cada pet tenha a chance de encontrar uma família, com amor e cuidado. Esse programa representa também o espírito solidário da nossa cidade, que se mostra cada vez mais consciente de que cuidar dos animais é cuidar da qualidade de vida de toda a comunidade”, destacou o prefeito Gilvan Ferreira.

O secretário de Saúde, Pedro Seno, reforçou o caráter inovador da iniciativa: “O Pata chega para somar às ações já realizadas pelo Hospital Veterinário Municipal e pelas nossas campanhas de vacinação e castração. Agora, além de garantir atendimento de saúde aos animais, damos visibilidade e acesso facilitado para que eles encontrem lares definitivos. A tecnologia do aplicativo Colab e o atendimento pelo WhatsApp tornam o processo mais acessível, especialmente para os jovens e para aqueles que buscam praticidade. É uma política pública moderna, que une cuidado, inclusão e participação social”.

O acesso ao Pata se dá por meio do aplicativo Colab, disponível na loja de aplicativos para IOs e Android, ou pelo WhatsApp (11) 4433-0123. Também é possível acessar o programa presencialmente na Rua Juquiá, s/n – Vila Eldízia, Santo André/SP (Centro de Adoção de Cães e Gatos do Hospital Veterinário Municipal – entrada pela Sabina). Já para participar do programa de voluntariado o interessado deve fazer o cadastro no aplicativo Colab.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...