Santo André

Santo André leva educação ambiental e conscientização sobre mudanças climáticas à rede municipal de ensino

Projeto Jornada Ecoagente atenderá 50 unidades escolares na primeira etapa da iniciativa; previsão é capacitar cerca de 12,5 mil participantes até 2026

Criar um legado de sustentabilidade que se estende para além dos muros da escola. É com essa proposta que Santo André lançou nesta segunda-feira (15) o projeto Jornada Ecoagente, uma iniciativa inovadora para a educação ambiental na rede municipal de ensino. O projeto irá capacitar educadores, estudantes e a comunidade escolar por meio de ações práticas e educativas integrando o conhecimento ao cotidiano.

De 2025 a 2026, serão atendidas 50 unidades escolares e cerca de 12,5 mil ecoagentes, transformando as escolas em verdadeiros laboratórios de sustentabilidade e resiliência climática.

“Lançamos hoje uma ação que vai transformar nossas crianças em agentes que realmente serão sementes para transformar nosso futuro. Nossos profissionais são fundamentais neste processo”, destacou o secretário de Educação de Santo André, Pedrinho Botaro.

A iniciativa, realizada por meio da Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) Parque Tangará – Parque Escola, em parceria com o Instituto Iprodesc (Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico), é pautada em três eixos principais.

Um deles é o “Quintal Vivo: Horta/Jardim Sensorial”, que irá integrar teoria e prática na unidade escolar (ciclo de vida das plantas e biodiversidade), além de estimular alimentação saudável, experiências sensoriais, responsabilidade e cuidado coletivo. Para impactar a comunidade, trará a proposta de incentivar famílias a adotarem hortas domésticas, difundir hábitos alimentares mais saudáveis e valorizar a biodiversidade local.

Outro eixo de destaque é o “Sobrou na Mesa, Virou Natureza: Compostagem”. Tem como objetivo ensinar nas escolas a redução de desperdício e aproveitamento integral dos alimentos, mostrando o ciclo natural da matéria orgânica e gerando adubo para a própria horta escolar. Já na comunidade, terá como foco reduzir o volume do lixo enviado a aterro municipal, estimular práticas de compostagem em casas e quintais, e reforçar a visão de que “resto vira recurso” ou o que “sobrou na mesa, virou natureza”.

“Escolhas que Transformam: Resíduos e Rejeitos” é o terceiro eixo, que ensinará nas escolas a separação correta de resíduos, desenvolverá consciência crítica sobre consumo e descarte e tornará a escola mais limpa e organizada. Como impacto à comunidade, trará como foco ampliar a cultura da reciclagem no bairro, engajar famílias na coleta seletiva e fortalecer ações coletivas contra o desperdício.

Para a secretária adjunta de Educação, Carla Maria Menezes, o projeto foi desenvolvido pensando na Educação de uma maneira completa. “’A gente’, separado, envolve nós. E ‘agente’, junto, é aquele que age, constrói e faz a diferença. Essa atividade vem para reforçar a importância de fazermos a nossa parte, tanto no coletivo, quanto no individual”, pontuou.

Sábado na Emea – Além das atividades nas escolas, a Jornada Ecoagente se expandirá com esta vertente do programa, que oferecerá aos sábados oficinas e atividades de educação ambiental abertas à comunidade escolar na Escola Municipal de Educação Ambiental.

“Nosso espaço será ainda mais referência em educação ambiental na cidade. O Sábado na Emea é o momento de ampliar essa temática para todas as idades. Nossas crianças poderão visitar e participar das ações do nosso equipamento com seus familiares”, destacou a gerente da Emea, Edilene Vieira Fazza.

O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Municipal de Educação (PME), a Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), consolidando a importância da educação ambiental como política pública para a cidade.

Artigos relacionados

Ricardo Nunes, prefeito da Capital, recebe Gilvan Ferreira e diz que andreense é revelação da política nacional

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, recebeu nesta terça-feira (16) o...

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano...

Santo André abre consulta pública para construção da Política Municipal sobre Mudança do Clima

Contribuições poderão ser enviadas pela sociedade civil até 15 de fevereiro de...