Santo André

Santo André promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Todas as 34 UBSs da cidade estarão abertas para aplicar imunizantes que protegem da Influenza no grupo prioritário e atualizar caderneta da população
A Prefeitura de Santo André realiza neste sábado (10), o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Todas as 34 unidades básicas de saúde (UBSs) do município estarão abertas das 8h às 16h para aplicar a vacina que protege da gripe nos públicos prioritários e também para atualizar a caderneta de vacinação da população.

A mobilização faz parte da estratégia da cidade para reforçar a cobertura vacinal antes do período de inverno, quando há maior circulação do vírus da gripe. Além de proteger contra a Influenza, a ação também tem foco na prevenção geral, com a verificação de vacinas pendentes e aplicação de outras doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Os munícipes devem levar a caderneta de vacinação e um documento com foto.

Durante o Dia D, a Secretaria de Saúde também irá vacinar cerca de 2.500 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), com aplicação do imunizante realizada diretamente pelas equipes nas instituições. Outro destaque é a força-tarefa organizada pela Clínica da Família Cidade São Jorge, que ofertará o imunizante para os cerca de 600 indígenas que vivem em Santo André. A unidade é a única do Grande ABC com um consultório exclusivo dedicado ao atendimento da população indígena, garantindo cuidado especializado e respeito às especificidades culturais.

“O Dia D é uma mobilização fundamental para ampliarmos a cobertura vacinal e garantirmos que a população esteja protegida. Além da imunização contra a gripe, vamos aproveitar para checar e atualizar a situação vacinal de cada cidadão. É mais uma demonstração do compromisso de Santo André com a saúde preventiva”, destaca o secretário de Saúde, Pedro Seno.

A vacina contra a gripe está disponível para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Também podem se vacinar indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, quilombolas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade. Em Santo André, aproximadamente 250 mil pessoas fazem parte deste grupo.

“Queremos facilitar o acesso ao imunizante e reforçar a cultura da vacinação em nosso município. Por isso, além de manter as 34 UBSs abertas no sábado, vamos garantir orientação e acolhimento à população que comparecer às unidades”, afirma o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.

O imunizante de 2025 é trivalente, com proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B. A vacina é segura, eficaz e pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário. É contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reações graves a doses anteriores.

Artigos relacionados

Festival do Morango, Churros & Chocolate chega ao Parque Chácara Pignatari

Área verde na Vila Metalúrgica recebe evento que une gastronomia, música e...

Casa da Palavra recebe lançamentos de livros neste sábado

Infantil ‘O burro inteligente’ e HQ de aventura ‘Xamãs: guerreiros da Terra’...

Santo André avança em obras de Escola Parque no Jardim Alvorada

Revitalização vai unificar Emeief Luiz Sacilotto e Praça Sebastião dos Santos, transformando...

Santo André leva teatro e conscientização sobre segurança no trânsito para 500 crianças

Iniciativa faz parte das ações do Mês da Mobilidade, que realiza ações...