Santo André

Santo André promove treinamento de combate a incêndios florestais

Curso promovido pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil integra a Operação Estiagem

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, deu início a um curso de combate a incêndios florestais. A formação é parte do plano de contingência da Operação Estiagem, sendo essencial na capacitação de servidores e moradores para que estejam aptos a atuarem em situações de emergência relacionadas a fogo em áreas de mata.

Os treinamentos reunirão cerca de 200 pessoas, entre funcionários das diversas secretarias da Prefeitura, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), moradores e participantes dos Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), além de profissionais da Polícia Militar, bombeiros civis e representantes de outras prefeituras.

“Estamos construindo uma cultura de prevenção e resposta, capacitando não só nossos servidores, mas também a comunidade, para que todos estejam aptos a agir em situações de emergência, protegendo vidas, bens materiais e nosso meio ambiente. A formação promovida em Santo André fortalece nossa capacidade coletiva de enfrentar os desafios climáticos e os riscos ambientais, contribuindo para um futuro mais seguro”, explica a diretora de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Priscila de Oliveira.

A Operação Estiagem consiste em um plano de prevenção e resposta a emergências e desastres ocasionados em decorrência do período de inverno, caracterizado pela diminuição do índice pluviométrico, baixa umidade relativa do ar e frio extremo, resultando em maior probabilidade de incêndios florestais. Outro fator de risco significativo é a soltura de balões, que, além de ser crime ambiental, representa um perigo grave para as áreas de mata.

De acordo com o levantamento realizado pela Defesa Civil de Santo André, a cidade apresenta pontos vulneráveis a incêndios florestais, abrangendo o Parque Natural Municipal do Pedroso, Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, Parque Guaraciaba e o Aterro Sanitário Municipal.

O treinamento conta com conteúdo teórico e prático, que abrange desde os conceitos de fogo e propagação, até a utilização dos melhores equipamentos e técnicas para abafamento e controle de chamas. Em 2024, só na região da Unidade de Conservação do Parque do Pedroso, o Semasa atendeu cinco ocorrências de fogo.

Para garantir mais segurança aos agentes que podem atuar em situações de incêndio florestal, a Defesa Civil adquiriu 40 macacões antichamas, além de capacetes, luvas, perneiras e equipamentos de apoio ao combate.

Artigos relacionados

Moradores da Vila Palmares ganham praça totalmente revitalizada

Área recebeu quadra, academia ao ar livre, pista de caminhada e paisagismo...

Santo André recebe segunda edição do Pop Rua Jud na terça e na quarta

Força-tarefa vai oferecer mais de 30 serviços de cidadania a pessoas em...

Santo André inicia consulta pública para construir política de agricultura urbana

Mecanismo de participação social estará aberto para receber contribuições até 19 de...

Santo André realiza obras de contenção do Rio Tamanduateí

Intervenções antes do período de chuvas preparam córrego para processo de desassoreamento...