Santo André

Santo André promove trilha no antigo teleférico do Pedroso e outras atividades de educação ambiental em agosto

Agenda conta com visitas, oficinas e outras iniciativas gratuitas para todas as idades

As férias escolares estão no fim, mas a programação da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue a todo vapor em agosto, com atividades ao ar livre e gratuitas para toda a família, com destaque para a segunda edição da trilha ambiental até a terceira torre do antigo teleférico, no Parque do Pedroso.

Logo no começo do mês, no dia 2 de agosto (sábado), às 10h, o público poderá conhecer o Aterro Sanitário Municipal de Santo André, área que recebe todos os resíduos sólidos produzidos no município. Trata-se de um complexo de tratamento e destinação final dos resíduos e o visitante também terá a oportunidade de conhecer as duas cooperativas de triagem de resíduos recicláveis.

Os frutos da Mata Atlântica, como uvaia, araçá e cambuci são o destaque da oficina que ocorrerá no dia 5/8 (terça-feira) em parceria com a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará/Parque Escola. A experiência contará com um primeiro momento teórico e, em seguida, degustação de alguns preparos elaborados com esses frutos.

No dia 20/8 (quarta-feira), os moradores poderão conhecer o viveiro municipal e saber mais sobre o processo de produção das diversas mudas, sua importância, além de dicas e curiosidades sobre as espécies, que são utilizadas na arborização e paisagismo urbano de Santo André. A atividade é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Manutenção de Serviços Urbanos, responsável pela gestão do espaço.

Para encerrar o mês, no dia 31/8 (domingo), o destaque é a trilha monitorada até a terceira torre do antigo teleférico do Parque Municipal Natural do Pedroso. O percurso reinaugurado em julho possui 4 km, ida e volta, totalizando uma caminhada de aproximadamente 3 horas, sendo considerada uma trilha de nível difícil por apresentar muitos trechos íngremes.

A idade mínima para participação é de 15 anos. O caminho traz contato com a natureza, permitindo aos participantes conhecer algumas espécies da flora e fauna típicas da Mata Atlântica. Ao alcançar o topo do percurso, o público tem a oportunidade de conhecer as ruínas do antigo teleférico e do antigo restaurante, que funcionou na Unidade de Conservação na década de 1980.

Em caso de chuva, as atividades ao ar livre serão canceladas. Todas as informações, detalhes e inscrições estão disponíveis no site www.semasa.sp.gov.br/educambiental ou pelo telefone 4433-9050.

Artigos relacionados

Insper adere ao Parque Tecnológico de Santo André

Instituição de ensino passa a fazer parte do ecossistema de inovação da...

Ferreoclube do ABC entrega segunda etapa da maquete de Paranapiacaba

Miniaturas são réplicas fiéis da parte baixa da Vila até o Porto...

Santo André oferece cursos gratuitos de assistente administrativo e porteiro

Inscrições vão até 4 de agosto; ação é fruto de parceria com...

Último dia do FIP leva diversidade artística e boa gastronomia às ruas de Paranapiacaba

Neste domingo, dezenas de atrações vão agitar o público a partir das...