Evento debateu eixos estratégicos para o fortalecimento da política pública de assistência social e celebrou os 20 anos do SUAS
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (11), no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro faz parte da preparação do município para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, promovida em âmbito federal.
“A conferência representa um momento estratégico e de extrema importância para Santo André. É a oportunidade de avaliar, de forma crítica e participativa, a execução da política pública de assistência social no território e construir, coletivamente, propostas que orientem o aprimoramento do SUAS também nas etapas estadual e nacional”, destacou a secretária de Assistência Social, Ana Claudia de Fabris.
A plenária encerrou um processo iniciado em abril, com a realização de 13 conferências descentralizadas em diversos territórios da cidade e a participação de cerca de 800 pessoas entre servidores, sociedade civil e entidades socioassistenciais. Nestes encontros, foram debatidos temas relevantes para a política pública municipal e apresentadas propostas voltadas ao fortalecimento da assistência social e aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Ao todo foram encaminhadas 198 propostas divididas em cinco eixos: universalização do SUAS; aperfeiçoamento contínuo do SUAS; integração dos benefícios e serviços socioassistencias; gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente; sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Por meio de votação, cinco propostas de cada eixo, totalizando 25, foram aprovadas e serão e encaminhadas à Conferência Estadual. Além disso, foram eleitos dois delegados – um titular e um suplente – que representarão Santo André na próxima etapa do processo no âmbito estadual.