Santo André

Santo André realiza obras de microdrenagem no Jardim Vila Rica

Jardim de chuva, troca de bocas de lobo e outras intervenções visam minimizar impacto das chuvas

Moradores do Jardim Vila Rica, em Santo André, estão sendo beneficiados com obras de microdrenagem que visam combater enchentes na região. As intervenções estão sendo realizadas pela Prefeitura no período de estiagem, preparando o bairro para a época de chuvas.

As obras estão sendo realizadas principalmente na Rua Oliveira Rolim, uma das vias do bairro que mais registra alagamentos durante as chuvas de verão, pois recebe a água que desce da Avenida Inconfidência Mineira e da Estrada do Pedroso. Sendo assim, a administração andreense iniciou as intervenções para que o volume possa escoar de maneira correta até chegar ao Córrego Guarará.

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Gilvan Ferreira esteve no local para acompanhar a evolução das intervenções. Estão sendo realizadas a ampliação da captação da microdrenagem, transformando bocas de lobo em bocas de leão (com grelha), instalação de ralos – para aumentar a captação das águas – e a execução de um jardim de chuva no canteiro central, o qual terá por objetivo auxiliar na absorção pluvial. O investimento é de R$ 400 mil.

“O Jardim Vila Rica também está ficando mais bonito e mais cuidado. A gente inicia hoje aqui obras de combate às enchentes, para melhorar o escoamento das águas da chuva”, enalteceu o chefe do Executivo andreense. “É assim que a gente continua trabalhando bastante e preparando a cidade para o futuro: cada vez mais resiliente, mais bonita e mais cuidada”, continuou Gilvan.

“Seguimos preparando a cidade para as chuvas de verão, com este jardim de chuva e essas bocas de leão, que vão duplicar a capacidade de escoamento da água, passando de 60 litros por segundo quando eram as bocas de lobo, para 120 litros por segundo”, emendou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.

Expectativa – Moradora do Jardim Vila Rica há cinco anos, a operadora de máquinas Olívia Maria dos Santos, 43 anos, já presenciou momentos de tensão e viu vizinhos perderem móveis e até veículos em razão das enchentes. Agora, no entanto, com as intervenções da Prefeitura, espera que os problemas sejam sanados.

“Aqui existe um problema sério, porque quando chove muito a água desce e alaga tudo aqui. Estamos botando muita fé nesse projeto. Alguns não acreditavam, mas a maioria acredita que vai funcionar. Aqui é um bairro bom, bem familiar, então acredito que essas obras vão deixar cada vez melhor para a gente”, opinou.

Artigos relacionados

Santo André notifica 831 proprietários de veículos abandonados em nove meses

Secretaria de Mobilidade Urbana recolheu 76 automóveis ao pátio municipal entre janeiro...

Escola Livre de Teatro de Santo André abre inscrições para turma de 2026

Curso gratuito, de longa duração, busca desenvolver atores e atrizes A Prefeitura...

Cidade de Limeira se interessa pelo programa Moeda Verde de Santo André

Iniciativa inspira mais um município do interior paulista a adotar modelo de...

Santo André terá modelo inovador de locação social para famílias de baixa renda

Município realiza parceria com Governo Federal e ONU para estruturação de projeto...