Santo André

Santo André realiza treinamento sobre…

Santo André, 12 de novembro de 2024 – A Coordenação de Atenção Primária à Saúde (APS) e o Núcleo de Educação Continuada de Santo André promoveram, em 1º de novembro, um treinamento para qualificar profissionais da saúde no cuidado e manejo de feridas e cicatrizações. A capacitação, realizada no Anfiteatro do Prédio CEPES do Centro Universitário FMABC, reuniu profissionais de saúde de várias unidades do município com o objetivo de melhorar o atendimento a pacientes com lesões crônicas.

Além de apresentar novas técnicas e práticas para o tratamento adequado, o treinamento buscou reforçar a importância de uma abordagem humanizada e integral, essencial para o sucesso terapêutico e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Para a médica de família e comunidade do Núcleo de Matriciadores da APS e uma das responsáveis pelo treinamento, Morganna Alves, é essencial que os profissionais realizem uma anamnese completa, focada não apenas na lesão, mas também no contexto de vida do paciente. “Precisamos compreender não só a origem e a evolução da ferida, mas também os hábitos e o apoio social que o paciente possui”, explica. Segundo ela, esse olhar mais amplo permite que o tratamento seja personalizado e leve em conta as especificidades de cada indivíduo, fator essencial para a recuperação.

Outro ponto discutido foi a importância da documentação minuciosa das feridas. A médica destaca que as fotos são importantes, mas devem ser complementadas por descrições detalhadas. “É fundamental que o profissional registre características como cor, tamanho e odor da ferida para evitar interpretações equivocadas”, enfatizou. Dessa forma, a comunicação entre os profissionais envolvidos no atendimento se torna mais precisa, garantindo continuidade no cuidado do paciente.

Já a enfermeira Stéfani de Jesus Camilo, gerente de unidade de Santo André especializada em curativos e também uma das instrutoras, ressaltou o impacto positivo da capacitação na rede pública. “Essas atualizações fazem toda a diferença. Agora, os profissionais estão mais preparados para oferecer um cuidado acolhedor e qualificado, reduzindo o sofrimento físico e emocional dos pacientes com feridas crônicas”, comentou. Segundo ela, o vínculo e a sensibilidade no atendimento são decisivos para a adesão e o sucesso do tratamento.

Por fim, o treinamento apresentou ainda novas práticas de avaliação e de técnicas para tratamento de feridas, como o uso de curativos específicos e métodos de higienização. A meta é reduzir riscos de infecção, acelerar a cicatrização e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. A iniciativa da Coordenação de APS de Santo André em investir na formação contínua dos profissionais de saúde reforça o compromisso com um atendimento de qualidade e a busca por avanços na saúde pública da cidade.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André chega a 40 quilômetros de asfalto novo em 2025

Rua Nova está neste mês no Jardim Riviera, que vem sendo comtemplado...

Presidente do Fundo Social, Jessica Roberta leva 115 crianças ao Paço Encantado para dia especial de Natal

O espírito natalino tomou conta do Paço de Santo André nesta segunda-feira...

Operação contra desordem recolhe 11 veículos irregulares no Parque Miami, em Santo André

Em outra ação, homem procurado pela Justiça foi capturado após alerta do...

Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas

Importante corredor andreense está recebendo intervenções de asfalto, iluminação, calçadas e acessibilidade...