Santo André

Santo André recebe certificação internacional por excelência no atendimento a pacientes com AVC

Equipes do Samu e do CHMSA foram premiadas pela prevenção, tratamento e reabilitação de munícipes vítimas de acidente vascular cerebral

Santo André foi reconhecida nesta quarta-feira (22) como Cidade Angels, em cerimônia realizada no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo. A certificação é concedida pela iniciativa global Angels Brasil, com o apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim e da World Stroke Organization, e premia municípios que se destacam na prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral). Assim, Santo André tornou-se a primeira cidade da Grande São Paulo e a oitava no Brasil a receber o reconhecimento internacional.

Durante o evento, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Santo André recebeu o certificado Diamant, tornando-se o primeiro da Região Metropolitana, incluindo a Capital paulista, a alcançar esse nível de excelência. Já o CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) foi agraciado com a certificação Platinum, unindo-se a apenas quatro hospitais públicos da Capital com essa conquista.

A iniciativa Angels avalia hospitais e serviços de emergência com base em critérios rigorosos, como tempo de atendimento, percentual de pré-notificação hospitalar, administração de medicação trombolítica, recuperação funcional e outras métricas essenciais. Os dados foram monitorados ao longo dos últimos quatro meses por meio de uma plataforma internacional. Em todo o mundo, mais de 2,8 mil certificações já foram concedidas.

“Nosso compromisso com a saúde de Santo André é diário e contínuo. O reconhecimento da nossa rede de urgência e emergência, especialmente no enfrentamento ao AVC, é reflexo do trabalho integrado de profissionais dedicados, que atuam com excelência, sensibilidade e humanidade. Seguiremos investindo em políticas públicas que salvam vidas, valorizam os profissionais e fortalecem a saúde preventiva, do atendimento de emergência à atenção básica”, destacou o prefeito Gilvan Junior.

Durante a cerimônia, as placas comemorativas foram entregues à coordenadora do Samu, Camila Manini Gimenez, e ao diretor-geral do CHMSA, William Faria. A articulação entre o município e a Angels Brasil foi liderada por Danielle Lopes Alfonso, coordenadora da urgência e emergência de Santo André.

Além das certificações, foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação para expandir o Projeto Fast Heroes para todas as escolas municipais. O projeto promove formação contínua para professores, estudantes e comunidade escolar sobre a prevenção e o reconhecimento precoce dos sinais de AVC, com enfoque especial nas crianças de até 10 anos. A proposta é que cada criança capacitada seja capaz de repassar esse conhecimento a até seis adultos, ampliando o alcance das ações preventivas, especialmente entre os avós.

“Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo e incansável das nossas equipes, que atuam com excelência no atendimento de urgência e nos cuidados hospitalares. Sermos reconhecidos como Cidade Angels mostra que Santo André está preparada para agir com rapidez e eficiência diante de um AVC. E agora, com a parceria com a Educação, conseguimos levar essa consciência para toda a sociedade, fortalecendo a prevenção desde a infância. Isso é cuidar das pessoas de forma integral”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Seno.

Pedrinho Botaro, secretário de Educação de Santo André, destacou o papel da educação como ferramenta de transformação. “Acreditamos no poder da educação para salvar vidas, e o Projeto Fast Heroes representa exatamente isso. Estamos preparando nossas crianças para reconhecer os sinais do AVC e reagir de forma rápida e consciente. Isso não só fortalece o vínculo entre escola e comunidade, como também transforma cada aluno em um multiplicador de conhecimento e cuidado. Essa parceria com a saúde é um passo importante para uma cidade mais consciente, solidária e preparada para enfrentar desafios de saúde pública”.

Apenas em 2024 foram registrados 671 casos de pacientes com AVC atendidos pelas equipes do CHMSA e o socorro imediato e qualificado foi fundamental para o sucesso na reabilitação da maior parte dos casos.

Artigos relacionados

Festival do Morango, Churros & Chocolate chega ao Parque Chácara Pignatari

Área verde na Vila Metalúrgica recebe evento que une gastronomia, música e...

Casa da Palavra recebe lançamentos de livros neste sábado

Infantil ‘O burro inteligente’ e HQ de aventura ‘Xamãs: guerreiros da Terra’...

Santo André avança em obras de Escola Parque no Jardim Alvorada

Revitalização vai unificar Emeief Luiz Sacilotto e Praça Sebastião dos Santos, transformando...

Santo André leva teatro e conscientização sobre segurança no trânsito para 500 crianças

Iniciativa faz parte das ações do Mês da Mobilidade, que realiza ações...