Santo André

Santo André recebe quarto prêmio seguido em congresso estadual de Saúde

Santo André recebe quarto prêmio seguido em congresso estadual de Saúde

Projeto que promove cuidado à população trans em situação de rua recebe menção honrosa e vai disputar premiação nacional

Projeto que une arte, saúde e inclusão social foi premiado com Menção Honrosa no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo). A iniciativa, intitulada “A Rua é Pajubá: ações culturais para o cuidado de mulheres trans e travestis em situação de rua”, é desenvolvida pela equipe do Consultório na Rua, vinculado à Secretaria de Saúde de Santo André. Esse é o quarto ano seguido que o município é premiado.

O projeto vencedor tem como objetivo promover o cuidado em saúde de forma humanizada e ampliar o acesso aos serviços públicos por mulheres trans e travestis em situação de rua — população historicamente marginalizada e vulnerabilizada. A proposta inovadora articula ações culturais como performances artísticas, sessões de fotos, embelezamento, leitura de poesias e a gravação do mini-documentário “Transbrasil: a rua é Pajubá” como estratégias para fortalecimento de vínculos, resgate da autoestima e adesão aos cuidados de saúde.

“Trabalhos como este mostram que é possível construir uma saúde pública que respeita, acolhe e transforma realidades. A menção honrosa recebida é motivo de orgulho para toda a cidade e reafirma nosso compromisso com uma política de saúde humanizada e acessível para todos e todas,” afirma o secretário de Saúde de Santo André, Pedro Seno.

O impacto das ações foi sentido na prática, já que usuárias passaram a acessar serviços como o Ambulatório Trans, que fica dentro do Poupatempo da Saúde, retomaram tratamentos de saúde, conseguiram emprego e reforçaram o sentimento de pertencimento aos dispositivos da rede. A escuta qualificada, o protagonismo das participantes e o uso da cultura como linguagem de cuidado foram essenciais para o sucesso da iniciativa.

“Esse reconhecimento no maior evento de saúde pública do Estado mostra que práticas sensíveis, criativas e humanizadas no SUS, principalmente no atendimento à população em situação de rua e à comunidade trans, ainda tão invisibilizada, são essenciais. Esse é o caminho certo para a efetivação do cuidado com equidade”, pontuou o gerente do Consultório na Rua, Antônio Rinaldo Pagni.

A premiação recebida por Santo André credencia o município a participar da Mostra Nacional do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que será realizada em junho, em Belo Horizonte.

Artigos relacionados

Santo André lança segunda edição do Festival Sabores da Cidade

Mais de 160 estabelecimentos já se inscreveram para participar da iniciativa, que...

Conferência Municipal das Cidades, em Santo André, está com inscrições abertas até 24 de abril

Evento, em sua sétima edição, será realizado nos dias 25 e 26...

Imóvel incendiado é restaurado e se torna primeiro auditório de Paranapiacaba

Novo espaço na vila inglesa poderá receber atividades culturais, grupos pedagógicos, além...

Jogos da Terceira Idade de Santo André começam com 1,2 mil atletas

Lançamento da 24ª edição da competição foi realizado nesta segunda-feira no Primeiro...