Santo André

Santo André tem projeto de educação…

Santo André, 17 de outubro de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) teve mais uma proposta de financiamento de projeto aprovada pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O trabalho “Águas da Mata – conectando educomunicação e ciência cidadã na proteção das Unidades de Conservação Andreense” é idealizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia e ocorrerá a partir de 2025, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, além da Diretoria Regional de Ensino.
 
A iniciativa visa implementar ações de sensibilização e educação ambiental voltadas às escolas e aos moradores do entorno das Unidades de Conservação sob gestão municipal – Parque Natural do Pedroso e Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba –, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos, a biodiversidade e a melhoria da qualidade ambiental local.
 
As atividades propostas vão envolver jovens e adultos em vivências nas Unidades de Conservação (UC) por meio da educomunicação e ciência cidadã, ou seja, com foco na coparticipação do público para a produção de informações científicas e empíricas de acordo com a realidade de cada território e relação dos participantes com as UCs andreenses.
 
Todo o trabalho será realizado com base nas diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental, na Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Encea), além dos Planos de Manejo das UCs envolvidas e do diagnóstico do Plano de Educação Ambiental e Comunicação do Parque do Pedroso, que está em elaboração e previsto para ser lançado também em 2025.
 
A proposta tem duração de dois anos e no total serão investidos cerca de R$ 1,6 milhão entre recursos do fundo e verba própria do Semasa. O Fundo Estadual de Recursos Hídricos está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de SP e tem o objetivo de fomentar a Política Estadual de Recursos Hídricos, por meio do financiamento de programas e ações na área de recursos hídricos, proteção dos corpos d’água e de bacias hidrográficas.
 
O último projeto do Semasa financiado pelo FEHIDRO foi o Água, Câmera e Ação, que trabalhou diretamente com jovens e adultos na produção de curtas-metragens voltados à conservação dos recursos hídricos, e que já foi internacionalmente premiado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) em 2024.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Santo André abre inscrições para curso de porteiro e controlador de acesso

Formação, voltada para pessoas com 60 anos ou mais, será realizada no...

Expresso Encantado de Santo André leva pessoas com deficiência e acompanhantes para tour natalino

Com vagas limitadas e embarque no Paço, ônibus personalizado vai percorrer vias...

Paranapiacaba e Parque Andreense terão chegada do Papai Noel e Feira de Presépios

Região receberá atrações natalinas a partir deste sábado O clima natalino vai...

Santo André chega a 40 quilômetros de asfalto novo em 2025

Rua Nova está neste mês no Jardim Riviera, que vem sendo comtemplado...