Santo André

Santo André tem projeto de formação cidadã e resiliência comunitária aprovado pelo Fehidro

Iniciativa de educação ambiental vai atuar diretamente em oito bairros vulneráveis, fortalecendo a capacidade adaptativa das comunidades atendidas e a cultura de proteção dos recursos hídricos

A cidade de Santo André acaba de ter mais um projeto de educação ambiental aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Intitulado de “Clima em Cena”, a iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi criada para promover a formação cidadã e a resiliência comunitária em bairros considerados vulneráveis a inundações e movimentos de massa, além da sensibilização quanto à conservação dos recursos hídricos.

O trabalho “Clima em Cena: cartografando territórios e suas vozes para a formação cidadã, resiliência comunitária e proteção das águas em Santo André” foi idealizado pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, em parceria com o Departamento de Proteção e Defesa Civil e vai começar em 2026. No total, serão investidos R$ 1.833,972,61 pelo fundo estadual e como contrapartida do Semasa para promoção da iniciativa.

“A seleção do Fehidro demonstra, mais uma vez, o destaque de Santo André em educação ambiental. Este novo projeto reforça o compromisso da administração municipal com ações concretas de sustentabilidade e resiliência, que visam uma cidade cada vez mais preparada diante dos desafios relacionados à mudança do clima”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.

O Clima em Cena integra educação ambiental para redução de riscos e desastres e atuará diretamente em oito bairros da cidade que são considerados vulneráveis à inundações e movimentos de massa: Condomínio Maracanã, Jardim Santo André, VIla Suíça, Jardim Bom Pastor, Sítio Taquaral, Parque Andreense, Cidade São Jorge e Vila Guaraciaba.

Por meio de formações, mapeamentos participativos, produção de materiais educomunicativos e intervenções em escolas e comunidades, o Clima em Cena vai fortalecer a capacidade adaptativa da população e, ainda, sensibilizar as comunidades atendidas para a importância da segurança hídrica no contexto da emergência climática.

“O projeto Clima em Cena é fundamental para construirmos cidades mais resilientes. Ele nos permite conhecer melhor nosso território, entender a relação com as chuvas e, principalmente, capacitar a população para que todos se tornem agentes de mudança em um futuro mais sustentável”, comenta o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

A iniciativa conta ainda com apoio das secretarias de Educação, Manutenção e Serviços Urbanos, Saúde e da Diretoria Regional de Ensino, formando uma rede intersetorial que será fundamental para a implementação das ações previstas na iniciativa.

A gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa, Elaine Cristina Colin, explica que essa articulação é um pilar fundamental do Clima em Cena e reforça a abordagem integrada da iniciativa, incentivando a participação social e a construção coletiva de soluções ambientais. “Este é o segundo projeto do Semasa aprovado pelo Fehidro nos últimos dois anos, o que valida a qualidade técnica de nossos projetos e consolida o município como referência no desenvolvimento de projetos socioambientais inovadores e participativos que emergem da escuta do território”, diz.

O projeto está alinhado às diretrizes da Política Municipal de Educação Ambiental, além dos planos de manejo das unidades de conservação municipais (Parque Natural do Pedroso e Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba).

Além do Clima em Cena, está atualmente em desenvolvimento o projeto “Águas da Mata – conectando educomunicação e ciência cidadã na proteção das Unidades de Conservação Andreense”, também promovido por meio de recursos do fundo estadual.

Artigos relacionados

Santo André desenvolve óculos para auxiliar na aplicação de vacina em crianças

Criada por agente comunitário de saúde do município, ‘vacina virtual’ está em...

Campo do Transrodi alcança 90% de obras concluídas

Modernização do espaço vai proporcionar interligação com a Emeief Homero Thon e...

Santo André realiza operação em bares e adegas contra comércio irregular de bebidas

Ação deflagrada neste sábado teve o objetivo de combater adulterações de bebidas...