São Bernardo

São Bernardo e São Caetano renovam convênio para Casa Abrigo da Mulher

Prefeita Jessica Cormick e prefeito Tite Campanella assinaram parceria para manter serviço que integra rede de proteção a moradoras vítimas de violência

 

A rede de proteção a moradoras vítimas de violência foi fortalecida nesta segunda-feira (29/09) com a renovação de parceria entre as prefeituras de São Bernardo e de São Caetano para o custeio da Casa Abrigo da Mulher. A prefeita Jessica Cormick e o prefeito Tite Campanella assinaram convênio para o cofinanciamento do serviço de alta complexidade, que tem capacidade para acolher até 20 mulheres e seus filhos ou filhas menores de 18 anos. O local aceita os animais de estimação da família.

 

Para este ano, entre setembro e dezembro, estão previstos repasses de R$ 447 mil, sendo 70% do custeio feito pela Prefeitura de São Bernardo e 30% pela Prefeitura de São Caetano. Os valores são proporcionais à utilização das vagas disponíveis. Além de acolhimento, a unidade, mantida em local sigiloso, oferece suporte psicológico, apoio social e jurídico e toda a assistência necessária. A parceria foi celebrada por período inicial de quatro meses, podendo ser renovada por até cinco anos.  

 

“Estamos renovando essa importante parceria com São Caetano para manter ativa a Casa Abrigo dedicada ao atendimento especializado a mulheres vítimas de violência de nossas cidades. Um serviço que, infelizmente, ainda é necessário, mas que salva vidas. Estamos trabalhando para fortalecer a rede de proteção e ampliar o acesso aos canais de denúncia e contato, para que as moradoras que precisem saibam a quem recorrer, e de que modo”, afirmou a prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick. 

 

O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, destacou a importância do serviço de alta complexidade mantido de forma conjunta pelos dois municípios. “É um item a mais na segurança das mulheres vítimas de violência, que estão recebendo das duas cidades todo o respaldo e todo o apoio. Gostaríamos que não houvesse esse problema, mas estando presente a gente tem que enfrentar, combater e vencer.” 

 

SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO – Além das 20 vagas mantidas pela Casa Abrigo da Mulher cofinanciada pelas prefeituras de São Bernardo e São Caetano, as cidades também têm como referência a Casa Abrigo Regional, mantida por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC – duas unidades mantidas em locais sigilosos que disponibilizam, juntas, outras 40 vagas. 

 

CANAIS DE ATENDIMENTO – Moradoras em situação de violência em São Bernardo podem buscar suporte e ter acesso aos serviços gratuitos da rede de proteção da Prefeitura junto ao CRAM (Centro de Referência e Apoio à Mulher). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dr. Fláquer, 208, Centro. Telefones para contato: 2630-7021 ou 4125-9485.  

 

Em caso de emergência, as vítimas devem acionar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, ou a Polícia Militar, pelo telefone 190.

 

Artigos relacionados

Em São Bernardo, ação da GCM recupera moto furtada e apreende veículo abandonado

Medidas registradas neste final de semana, nos bairros Santa Terezinha e Parque...

Zoo de São Bernardo completa 40 anos neste domingo sendo referência no tratamento de animais resgatados

Unidade de conservação animal abriga hoje cerca de 350 animais de 70...

Entrega de readequações viárias melhora mobilidade na Av. Robert Kennedy, sob o Viaduto Mamãe Clory

Intervenções na região do bairro Assunção incluem nova alça de retorno, acessibilidade,...