São Caetano

São Caetano lança plataforma digital de formação de profissionais da Educação

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou a Plataforma Educacional Digital AutoriaSCS. A ferramenta marca um novo capítulo na política de formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino.

Idealizada como o “Cecape Digital”, a plataforma foi desenvolvida ao longo dos últimos meses, e nasce com o propósito de fortalecer a prática pedagógica, ampliar os conhecimentos dos educadores e promover o protagonismo docente no ambiente digital.

A apresentação da plataforma foi realizada na manhã desta segunda-feira (5/5), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), de forma presencial e também virtual. O secretário de Educação, Fabiano Augusto João, abriu a apresentação dizendo que a ferramenta será constantemente atualizada, com o intuito de atender a demandas que eventualmente surjam.

Inicialmente, os cursos serão oferecidos pela equipe do Cecape e do NAEI (Núcleo de Atenção à Educação Inclusiva), com conteúdos inéditos e autorais. Todos os cursos contarão com possibilidade de certificação, o que pode contribuir diretamente para a evolução funcional dos professores, inclusive no eixo de apresentação de títulos e certificados.

Primeiros cursos disponíveis na plataforma são: Os Princípios do Currículo Municipal de São Caetano do Sul; São Caetano do Sul – Legislação e Políticas Educacionais; Território Lúdico – Uma Jornada Pela Ludicidade; A Escrita Criativa Como Processo Para a Construção das Narrativas do Desenvolvimento Infantil; e A Sondagem e Seus Processos.

Além dos cursos, os usuários terão acesso a textos de apoio, podcasts e materiais complementares, criando um ambiente completo e interativo de formação.

A partir de 2026, a plataforma também abrirá espaço para cursos autorais elaborados por professores da própria rede, valorizando o conhecimento interno e estimulando a criação de novas experiências formativas.

“A AutoriaSCS representa um passo fundamental para democratizar o acesso à formação continuada, respeitando os diferentes tempos e trajetórias dos nossos profissionais. É uma ferramenta feita por educadores e para educadores”, destaca a diretora do Cecape, Maiberte Brogliato.

Artigos relacionados

Policiais capturam procurado pela Justiça após monitoramento do Smart Sanca no Bairro Santa Paula

Policiais capturam procurado pela Justiça após monitoramento do Smart Sanca no Bairro...

Smart Sanca já vira referência para municípios até de fora do Estado

A tecnologia e os resultados obtidos pelo Smart Sanca – Centro de...

Smart Sanca identifica placa de veículo ligado a procurado pela Justiça e auxilia GCM na prisão de homem no Centro

O Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura...

Representantes do Comsea tomam posse em São Caetano

Os 20 conselheiros do Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional)...