São Caetano

São Caetano mostra resiliência após tempestade de quinta-feira

Em poucas horas, São Caetano do Sul voltou à normalidade graças a um trabalho integrado e multissecretarial da Prefeitura. A cidade foi uma das mais atingidas pela tempestade do fim de tarde de quinta-feira (6/2), mas ação ágil de equipes de vários departamentos permitiu que o município amanhecesse nesta sexta-feira (7/2) com impactos minimizados.

Segundo dados da Defesa Civil, São Caetano registrou 60 mm de chuva, com granizo, e ventos que alcançaram 85 km/h. Houve pontos de alagamento, com escoamento rápido do acumulado das chuvas. Foram oito quedas de árvores, com trabalhos de remoção já iniciados na noite de quinta-feira.

A agilidade foi possível graças à integração das equipes da Defesa Civil, Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), GCM (Guarda Civil Municipal) e CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que integram o Comitê de Resiliência e Eventos Climáticos Extremos.

A resiliência de São Caetano com relação aos impactos das adversidades climáticas não acontece só por atuação pós-chuvas. Há um planejamento intenso e anual de manutenção da cidade, com limpezas de bocas de lobo, poda regular de árvores e campanha de conscientização para o descarte regular e correto do lixo.

Outra frente é o investimento em obras de combate às enchentes. O ReFundação, maior pacote de intervenções antienchentes da história de São Caetano, entra em 2025 com previsão de execução de ações na ordem de R$ 100 milhões – embora a maior parte do conjunto de obras esteja concentrada no Bairro Fundação, que historicamente sofre com cheias, há intervenções em toda a cidade.

Também está em curso a construção do Piscinão Jaboticabal, que fica na divisa entre São Caetano, São Bernardo e São Paulo. Com capacidade de armazenamento de 900 mil metros cúbicos de água, o reservatório vai beneficiar bairros que reúnem 42% dos moradores de São Caetano.

ACOMPANHAMENTO
Os moradores que registrarem alguma ocorrência devido às chuvas podem entrar em contato com o canal oficial do CGE pelo telefone 0800 7000 156, que funciona 24 horas por dia, acompanhar os informativos por meio das redes sociais da Prefeitura de São Caetano e do CGE e podem também habilitar o celular para receberem o alerta emitido pelo Governo do Estado por meio da tecnologia CellBroadcast.

1

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Artigos relacionados

Canil da GCM de São Caetano recebe reforço de dois novos pastores Belga Mallinois

O Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul...

Casal é preso pela GCM de São Caetano após furto em farmácia no Bairro Santo Antônio

Um casal com extensa ficha criminal foi preso pela GCM (Guarda Civil...

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante economia aos cofres públicos

Prefeitura de São Caetano renova aparelhos de exames de imagem e garante...

GCM apreende adolescente por ato infracional de furto de celular no Bairro Santo Antônio

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano apreendeu, na noite desta...