São Caetano participa de reunião que debate integração em conjunto de centrais de monitoramento
G7 Notícias

Representantes da Secretaria de Segurança e do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano do Sul participaram de reunião no Consórcio Intermunicipal Grande ABC que iniciou debate sobre integração de atuações de centrais de monitoramento da região.
A proposta discutida é o compartilhamento de informações para ampliar o combate à criminalidade de forma integrada e com mais inteligência. Por exemplo, um veículo cadastrado no banco de dados do CGE de São Caetano utilizado para práticas delituosas terá sua placa informada aos demais municípios para aumentar o raio de monitoramento.
“Esse intercâmbio de informações será importante e é uma iniciativa promissora para todos os municípios. Foi a primeira reunião de alinhamento, mas acredito que teremos avanços neste debate”, disse César Wendell, coordenador do CGE e que participou da reunião. Ele estava acompanhado de Ricardo Quiles, assessor de comunicação da Secretaria de Segurança.
A tecnologia do CGE, que em breve vai ser potencializada com Smart Sanca, é referência regional por aglutinar monitoramento de placas de veículos, cobertura em toda a cidade e reconhecimento facial – que, mesmo em fase de testes, já auxiliou na prisão de dois procurados pela Justiça nos últimos sete dias.
Outra característica positiva do sistema de São Caetano é a integração com as forças policiais. O CGE possui estações de trabalho para a GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e Polícia Civil, que compartilham informações em tempo real para rápida atuação no combate à criminalidade. Essa estratégia tem trazido resultados positivos, como a redução dos indicadores de roubo por cinco meses consecutivos na cidade.