A campanha Outubro Rosa chegou ao fim em São Caetano do Sul com um balanço expressivo de 2.142 mamografias realizadas no Complexo Hospitalar de Clínicas. Este resultado de 2025 supera significativamente as campanhas anteriores, que registraram 757 mamografias em 2023 e 623 em 2024.
Durante todo o mês, o equipamento atendeu pacientes agendadas (617) e, principalmente, em livre demanda (1525), sem a necessidade de agendamento, cumprindo o objetivo de facilitar o acesso ao exame.
A ação integrou a ampla programação da Prefeitura no mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Foram 475 mamografias sem agendamento além da projeção inicial, comprovando a grande adesão da população e o preparo da Secretaria de Saúde em atender à demanda.
Durante a campanha, foram identificados nove achados críticos nos exames realizados, que sinalizam a necessidade de investigação aprofundada. As pacientes foram imediatamente encaminhadas para avaliação especializada da equipe de Mastologia, que está conduzindo os exames complementares, essenciais para a elucidação diagnóstica e a definição da proposta terapêutica.
Quando clinicamente indicado, os casos são referenciados ao serviço de Oncologia para a continuidade e a integralidade do cuidado – ainda há exames dos últimos dias da campanha em processo de análise e emissão de laudo.
A iniciativa foi aberta a todas as moradoras de São Caetano, a partir de 40 anos, que não tinham realizado o exame nos últimos 12 meses e estão com o cadastro atualizado junto à Secretaria de Saúde.
No primeiro semestre deste ano, 13 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama em São Caetano, iniciando o tratamento. Em 2024, de janeiro a dezembro, foram 37. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, a detecção precoce aumenta as chances de cura em até 90%.












