São Caetano

São Caetano reativa laboratório do Hospital Albert Sabin e reduz pela metade o tempo de espera pelo resultado de exames

Dando continuidade à modernização, readequação e otimização dos equipamentos de Saúde, a Prefeitura de São Caetano do Sul reativou o laboratório do HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin). Na primeira semana após a mudança, o tempo de espera pelo resultado de exames caiu pela metade: de 3h para 1h30.

O laboratório foi transferido para a Avenida Dr. Rodrigues Alves em 2023, em virtude das obras de ampliação do hospital, e permaneceu funcionando no Bairro Fundação mesmo após a conclusão das intervenções, em julho de 2024.

A reativação do laboratório dentro do Albert Sabin foi possível graças a uma atuação estratégica da Secretaria de Saúde, que tem se dedicado à otimização dos espaços. No HMEAS, a farmácia e outros setores mudaram de lugar (dentro do próprio equipamento), abrindo espaço para alterações que têm resultado na qualificação do atendimento.

“Ter o laboratório dentro do Hospital significa mais agilidade no diagnóstico e menos recoleta. Antes, dependíamos de motoboys para fazer o transporte do material coletado, o que era realizado de hora em hora. Agora não perdemos mais esse tempo”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.

A medida também evita interferência nos resultados dos exames. Durante o transporte, o sangue coletado pode sofrer hemólise por variações de temperatura, agitação ou contaminação, levando à degradação de componentes. Já a urina pode apresentar aumento da turbidez e alteração do pH, entre outras condições que poderiam exigir uma nova coleta.

COLETA HUMANIZADA E NOVOS LEITOS

Desde agosto, pacientes do HMEAS que precisam de medicação intravenosa e coletar sangue para exames realizam os dois procedimentos pelo mesmo acesso venoso. A Coleta Humanizada, que agiliza os atendimentos e evita sofrimento aos pacientes, é possível pela mudança da Sala de Medicação, agora localizada junto à Sala de Apoio a Análises Clínicas.

Já a antiga sala de medicação deu espaço para a criação da UDC (Unidade de Decisão Clínica). São nove novos leitos de observação, liberando a Enfermaria para pacientes que necessitem de maior tempo de atenção.

Artigos relacionados

São Caetano reúne 20 mil pessoas no tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro

A Avenida Presidente Kennedy foi palco, neste domingo (7/9), do tradicional Desfile...

Banco de Ração de São Caetano recebe doações de alunos em ação solidária

Banco de Ração de São Caetano recebe doações de alunos em ação...

Tite Campanella recebe alunos do Colégio Arbos, que representarão São Paulo nos Jogos Escolares Brasileiros

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, recebeu em seu...