São Caetano

São Caetano se destaca com crescimento robusto na geração de empregos nos 5 primeiros meses do ano

Dados do Ministério do Trabalho apontam um cenário promissor para o mercado de São Caetano do Sul. O município segue com ritmo favorável de geração de empregos, com saldo positivo de 678 vagas formais em maio, resultado de 5.784 admissões. O total de empregados na cidade atingiu 118.710, refletindo a confiança dos empresários locais e a expansão das oportunidades para os trabalhadores.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e organizados em boletim regional pelo Observatório Grande ABC, fruto de parceria do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Agência de Desenvolvimento Econômico , com o objetivo de oferecer informações detalhadas para embasar políticas públicas que promovam o crescimento sustentável na região.

Entre os destaques está a inclusão dos jovens no mercado de trabalho em São Caetano. Maio de 2025 marcou um recorde histórico: 1.527 jovens com até 24 anos foram contratados, um indicador que evidencia o compromisso do município com o desenvolvimento profissional da juventude e a construção de um futuro inclusivo.

Além disso, o desempenho dos setores econômicos também reforça a solidez da economia local, com o comércio obtendo 838 novas admissões, a indústria com 313 contratações, a construção civil com 599 novas vagas e outros serviços com destaque para 4.028 admissões, impulsionando a movimentação econômica local. Houve neste período a abertura de 479 novas empresas, elevando o total de empresas ativas para 35.527, incluindo 13.921 Microempreendedores Individuais (MEIs).

“Os resultados apresentados refletem o esforço conjunto de poder público, iniciativa privada e sociedade civil para a construção de um ambiente econômico cada vez mais dinâmico e inclusivo. São Caetano do Sul reafirma seu protagonismo no Grande ABC, com forte geração de empregos e incentivo ao empreendedorismo, especialmente para os jovens, que são a base do nosso futuro. Seguiremos trabalhando para manter esse crescimento sustentável e a qualidade de vida da nossa população”, afirma o secretário da Sedeti (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação), Pio Mielo.

Considerando o saldo acumulado dos últimos 12 meses, entre junho de 2024 e maio de 2025, o saldo positivo permanece estável, consolidando o Grande ABC como um importante polo de desenvolvimento econômico e empregabilidade.

Artigos relacionados

Em testes, Smart Sanca auxilia GCM na prisão de mais um procurado da Justiça

Mais um procurado pela Justiça foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial...

São Caetano registra queda de roubos pelo quinto mês consecutivo

Pelo quinto mês consecutivo, os indicadores de roubo caíram em São Caetano...

Formatura dos cursos de capacitação do Fundo Social de Solidariedade reúne 480 alunos em São Caetano

Formatura dos cursos de capacitação do Fundo Social de Solidariedade reúne 480...

Prefeitura de São Caetano inicia pesquisa de satisfação sobre os atendimentos de Saúde

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta semana uma pesquisa...