São Caetano do Sul apresenta indicadores educacionais muito superiores às médias nacionais no nível de aprendizado de Língua Portuguesa e de Matemática. Os dados estão presentes no estudo divulgado nesta segunda-feira (28/4), o Dia Mundial da Educação, pelo instituto Todos Pela Educação, que mapeia a qualidade do ensino em todo território brasileiro, na comparação com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A instituição traçou panorama em três faixas: 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Em todas as etapas do processo de aprendizado, os números de São Caetano são muito mais elevados do que a média do Brasil – a comparação leva em consideração os dados do Todos pela Educação de 2023 com o Ideb do mesmo ano.
No 5º ano do Ensino Fundamental, o Todos Pela Educação identificou que a taxa de aprendizado em Língua Portuguesa em escolas da rede pública foi de 55,1% e, em Matemática, 43,5%. Em São Caetano, 78% dos alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental tiveram desempenho adequado nas aulas de Português, enquanto 71% demonstraram conhecimento de Matemática.
Já no 9º ano do Ensino Fundamental, a média nacional de aprendizado em Língua Portuguesa foi de 35,9% e de 16,5% em Matemática. Em São Caetano, esses percentuais foram muito além: 57% em Português e 36% em Matemática. No Ensino Médio – São Caetano é a única cidade da região a ofertar esse grau de ensino municipalizado -, os dados comprovam a disparidade da qualidade do ensino no município, com desempenho três vezes maior do que a maioria das escolas brasileiras.
Apesar dos números positivos, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Educação, trabalha para a melhora dos indicadores. Um dos pilares de novos programas é o Aprender Mais, que oferta cursos e oficinas extracurriculares para aumentar o tempo de permanência do estudante na sala de aula com assuntos escolhidos por eles, pelas famílias e pelos professores.
“Temos que potencializar o aprendizado. Perdemos muito na pandemia e sabemos que os alunos que ficaram nas aulas remotas perderam muito. A Prefeitura vai oferecer mais sempre. A ideia de São Caetano do Sul é sempre oferecer mais, por isso temos o Aprender Mais, fortalecer a relação entre o direito a aprender e o que a cidade pode oferecer a essas famílias e estudantes”, disse o secretário de Educação, Fabiano Augusto João.