São Caetano

São Caetano supera média nacional de aprendizado em Português e Matemática

 

São Caetano do Sul apresenta indicadores educacionais muito superiores às médias nacionais no nível de aprendizado de Língua Portuguesa e de Matemática. Os dados estão presentes no estudo divulgado nesta segunda-feira (28/4), o Dia Mundial da Educação, pelo instituto Todos Pela Educação, que mapeia a qualidade do ensino em todo território brasileiro, na comparação com o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A instituição traçou panorama em três faixas: 5º ano do Ensino Fundamental, 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Em todas as etapas do processo de aprendizado, os números de São Caetano são muito mais elevados do que a média do Brasil – a comparação leva em consideração os dados do Todos pela Educação de 2023 com o Ideb do mesmo ano.

No 5º ano do Ensino Fundamental, o Todos Pela Educação identificou que a taxa de aprendizado em Língua Portuguesa em escolas da rede pública foi de 55,1% e, em Matemática, 43,5%. Em São Caetano, 78% dos alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental tiveram desempenho adequado nas aulas de Português, enquanto 71% demonstraram conhecimento de Matemática.

Já no 9º ano do Ensino Fundamental, a média nacional de aprendizado em Língua Portuguesa foi de 35,9% e de 16,5% em Matemática. Em São Caetano, esses percentuais foram muito além: 57% em Português e 36% em Matemática. No Ensino Médio – São Caetano é a única cidade da região a ofertar esse grau de ensino municipalizado -, os dados comprovam a disparidade da qualidade do ensino no município, com desempenho três vezes maior do que a maioria das escolas brasileiras.

Apesar dos números positivos, a Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Educação, trabalha para a melhora dos indicadores. Um dos pilares de novos programas é o Aprender Mais, que oferta cursos e oficinas extracurriculares para aumentar o tempo de permanência do estudante na sala de aula com assuntos escolhidos por eles, pelas famílias e pelos professores.

“Temos que potencializar o aprendizado. Perdemos muito na pandemia e sabemos que os alunos que ficaram nas aulas remotas perderam muito. A Prefeitura vai oferecer mais sempre. A ideia de São Caetano do Sul é sempre oferecer mais, por isso temos o Aprender Mais, fortalecer a relação entre o direito a aprender e o que a cidade pode oferecer a essas famílias e estudantes”, disse o secretário de Educação, Fabiano Augusto João.

Artigos relacionados

São Caetano participa de reunião que debate integração em conjunto de centrais de monitoramento

São Caetano participa de reunião que debate integração em conjunto de centrais...

Em testes, Smart Sanca auxilia GCM na prisão de mais um procurado da Justiça

Mais um procurado pela Justiça foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial...

São Caetano registra queda de roubos pelo quinto mês consecutivo

Pelo quinto mês consecutivo, os indicadores de roubo caíram em São Caetano...

São Caetano se destaca com crescimento robusto na geração de empregos nos 5 primeiros meses do ano

Dados do Ministério do Trabalho apontam um cenário promissor para o mercado...