São Bernardo

SBC Mais Seguro: armamento moderno amplia capacidade de resposta da Guarda Municipal

 As 25 novas carabinas adquiridas pela gestão e entregues à corporação vão fortalecer a cobertura territorial da cidade, aumentando a sensação de segurança da população

Como parte da modernização da GCM (Guarda Civil Municipal), a entrega das 25 carabinas .40 pela Prefeitura de São Bernardo à corporação, na última terça-feira (12/08), reforça o compromisso da administração com a proteção da população. A iniciativa integra a estratégia da atual gestão em ampliar a capacidade operacional da guarda, fortalecendo o combate à criminalidade e garantindo mais segurança tanto para os agentes quanto para os moradores da cidade.

“Essa entrega reforça nosso compromisso com a segurança de quem vive e trabalha na cidade. Modernizar a GCM não é apenas investir em equipamento, é investir em tranquilidade, rapidez na resposta e na confiança da população de que estamos prontos para agir quando necessário”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

Entre 21 de julho e 6 de agosto, a Seção de Formação da GCM promoveu o curso de habilitação para operação do armamento, qualificando inicialmente 69 guardas. A capacitação incluiu aulas teóricas sobre regras de segurança, oficina de desmontagem e montagem, limpeza de primeiro escalão e noções legais, além de treinamento prático com simulação de porte em operação, uso em viaturas, tiro e avaliação, seguindo a instrução normativa da Polícia Federal.

O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou que ao equipar os agentes com armamento de última geração e oferecer treinamento técnico e prático, “ampliamos a capacidade de resposta da Guarda, e os profissionais ganham mais eficiência para agir em situações de risco”.

A inspetora Rosilene, responsável pela Inspetoria Operacional (IOP) e pela Guarda Maria da Penha, frisou que a chegada das carabinas representa um salto na capacidade de resposta da corporação. “Nunca tivemos instrução com arma longa fora da equipe especializada da Romu (Ronda Ostensiva Municipal). O treinamento foi técnico e rigoroso, abrangendo funcionamento, manutenção e operação. É um preparo novo e muito bem recebido pelas equipes, especialmente as que estão nas ruas.”

OUTRAS ENTREGAS – Além da entrega das novas carabinas, a gestão do prefeito Marcelo Lima anunciou também a ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade. A medida prevê o salto de 400 para 1.600 câmeras em até 60 dias, com a incorporação de 800 unidades já instaladas na rede de Saúde e a instalação de outras 350 novas câmeras.

A iniciativa vai reforçar a cobertura territorial, agilizar a resposta a ocorrências e aumentar a sensação de segurança, integrando-se ao trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e demais forças. A ampliação integra a última etapa para que o município ingresse no Muralha Paulista, programa estadual que utiliza inteligência artificial para gerar dados estratégicos no combate à criminalidade e na proteção da população.

Artigos relacionados

São Bernardo resgata Programa Prefeito Mirim com nova estrutura e compromisso de formação cidadã

Iniciativa criada em 1968 é retomada com processo seletivo moderno, mandato de...

GCM de São Bernardo completa 26 anos com novo armamento e ampliação do videomonitoramento de segurança

Solenidade marcou a entrega de 25 carabinas à corporação e o anúncio...

São Bernardo recebe carreta do Sebrae, escritório itinerante para apoiar pequenos negócios

Iniciativa leva à Esplanada do Paço Municipal, nesta quarta-feira, um espaço com...

Com atuação preventiva, São Bernardo registra queda de 84% nos casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e...